Dia 2 de abril: essa foi a data escolhida para abertura do Campeonato Maranhense de Kart 2011. E a temporada promete grande agito nos mil da pista do kartódromo Engenheiro João Sallem. Após reunião entre pilotos e dirigentes, o CKAI (Clube Kart da Ilha), divulgou o regulamento do campeonato com algumas boas modificações.
Até a última temporada, o grid da segunda bateria (cada etapa é disputada em duas baterias, com a largada da primeira definida por uma classificação de 10 minutos), tinha seu grid invertido com base no resultado da primeira. Agora esse critério foi abolido e em 2011 surge o Safety Kart, que após sete voltas durante cada bateria entrará na pista para realinhamento dos karts para em seguida haver nova largada, agora em fila indiana. Caso algum piloto descumpra a fila, poderá ser penalizado em 10 segundos no seu resultado final ou até desclassificado.
Outra modificação será nos pesos dos conjuntos kart / piloto, que passarão a ser de 172 quilos para pilotos acima de 60 quilos e de 155 quilos para pilotos abaixo dos mesmo 60 quilos. Para que não haja diferença de potencias por causa dos pesos, pilotos abaixo de 60 quilos deverão utilizar flanges reduzidos, enquanto que para os demais serão livres. Essa medida se aplicará a categoria PK (Novatos), com o objetivo de tornar mais seguro os karts para pilotos mais leves, devido à necessidade de uso de lastros para atingir o peso.
Para esta temporada, foi criada a categoria Master, para pilotos acima de 35 anos, usando motores refrigerados a ar próprios para kart, com preparação livre. Outra modificação será a entrada dos motores refrigerados a água na categoria Graduados. Esses equipamentos já são utilizados em todo o mundo e visam à redução dos custos com manutenção para equipes e pilotos. Durante a temporada de 2012/2013 será feita a transição desses propulsores as demais categorias. O regulamento fala também dos pneus, que antes eram utilizados por três corridas e agora passam para duas, visando ajudar na diminuição dos gastos na compra de compostos para treino, uma vez que os pneus substituídos poderão ser utilizados nos testes realizados antes das provas.
A pontuação da temporada também foi modificada: A cada três corridas a pontuação passava dos 12 iniciais para o vencedor para 15 e após mais três para 18. Agora a pontuação será única, dando 25 ao primeiro, 20 ao segundo, 15 ao terceiro, 12 ao quarto e depois diminuindo de dois em dois para os demais até ficar um. Este modelo é similar ao usado pela Fórmula 1. Continuará o critério de descarte para se conhecer os vencedores do campeonato e o piloto que somar mais pontos após quatro descartes das piores baterias corridas será o campeão.
O Kartódromo funciona todos os sábados e os interessados poderão procurar a diretoria do clube para demais informações.