Marcado por um aumento significativo no número de participantes e categorias, o Campeonato Maranhense, disputado em São Luís, realizará a sétima e penúltima etapa. O evento acontecerá excepcionalmente no domingo, a partir das 8 horas da manhã. Entretanto, as classificações serão realizadas no final da tarde de sábado.
Os jovens pilotos da Cadete estarão de volta à pista da capital após disputarem duas etapas em Imperatriz durante a Copa Maranhão e a Seletiva Petrobras, a convite do presidente da federação Giovanni Guerra. Na ocasião, Jerrynho Abrantes e Henri Forest se destacaram na briga pelas vitórias das duas etapas com Jerrynho levando a melhor. Henri chegou a vencer uma das baterias. Após as provas, Jerrynho assumiu a vice-liderança do campeonato, que ainda tem como líder Henri Forest. Após cair para terceiro, Manuel Júnior ainda mantém chances de ser campeão, mas está mais distante da briga e correrá dependendo de resultados.
Entre os novatos da F4, Mauro Godzam detém a liderança seguido por Marcos Gonçalves. Vencedor da última corrida, Thiago Abdalla é o terceiro. A disputa pelo caneco deverá ser entre estes três pilotos, todos com vitória no ano. Já entre os graduados da F4, Bruno Max se fixou na liderança após boa atuação e vitória na última corrida. O piloto é seguido por Geoberg Abdalla e Júnior Pinto, ambos com atuações discretas na última etapa. A disputa pelo título também se resumirá a estes três pilotos. Em ambas as categorias, o campeão só será conhecido na última rodada.
Já os novatos da 2T conta com a liderança inédita na temporada de Rafael Lopes. O piloto, que vem sendo constantemente rápido e sofre com eventualidades de corrida, está apenas quatro pontos à frente de Serra Neto, que, apesar de ter sofrido um grave acidente na última corrida e passar por cirurgia na clavícula, deverá participar da prova. Manoel Araújo, líder até a quinta etapa, e Gabriel Santos são pilotos que ainda podem sagrar-se campeões em 2013.
Eneacampeão maranhense, Marcelo Medeiros está a um passo de se tornar decacampeão. O piloto tem ampla vantagem sobre o vice Júnior Pinto e já pode sagrar-se nesta etapa vencedor de 2013. A briga deverá ser mesmo pelo vice-campeonato, onde Júnior Pinto e Bruno Max estão separados por apenas dois pontos.