A edição 2012 do Campeonato Maranhense realizará sua 8ª e última etapa do ano próximo sábado, 24, no tradicional Kartódromo João Sallem, em São Luis. Durante a manhã serão realizadas duas baterias da categoria Cadete e, à tarde, mais duas baterias da categoria, juntamente com a Novatos e Graduados.
Este ano o campeonato foi bastante equilibrado e os três campeões serão inéditos. Os títulos serão conhecidos após a soma de todas as baterias e o descarte das quatro piores provas no ano – a pontuação para se conhecer o campeão é definida na soma com descartes.
Após ter a sexta etapa anulada, devido a irregularidades na inscrição do estreante Pedro Lucas, a Cadete realizará duas etapas no mesmo dia, uma pela manhã e outra pela tarde. Igor Gabriel é o líder com 156 pontos, seguido de Manuel Júnior com 145, Henri Forest com 136 e Jerrynho Abrantes com 130, já aplicados os descartes. Os quatro pilotos seguem na luta pelo título, sem favoritos. A prova marcará o primeiro campeão maranhense da categoria.
Marcelo Lima é o líder da Novatos, com 211 pontos, seguido de Rezende Neto, com 207. Apesar da vantagem na tabela, Lima não apresentou grandes performances no segundo semestre e viu seu grande rival na disputa se aproximar. Os dois pilotos são os únicos com chances de títulos na categoria. Vencedor da última etapa, Lauro Castro, que já conseguiu duas vitórias no ano, disputa a terceira posição da tabela com o paraense Rafael Lopes, vencedor da sexta etapa.
Duas vezes vice-campeão Maranhense – uma pela Novatos e outra pela Graduados – Bruno Max é o líder da Graduados. Vivendo a expectativa de conquistar o seu primeiro título no regional, o piloto enfrentará outro Bruno nas pistas, este com sobrenome Martins. Natural de Brasília, Bruno Martins foi campeão do Pará-Maranhão em 1999. Após este ano, o piloto competiu apenas na Seletiva Petrobrás em 2002 e 2006, voltando a competir nesta temporada.
Um dos “Brunos” quebrará a hegemonia do nove vezes campeão Marcelo Medeiros, que desde 2005 vence o campeonato na categoria de forma consecutiva. Medeiros será a grande baixa da prova. Sem ter chances de título, o piloto não comparecerá a prova devido a uma viagem. Maurício Jaques, campeão de 2011 espera realizar uma grande prova e fechar o ano com uma vitória.