Após terem sido a grande atração na 1ª etapa do Maranhense, realizada no início de abril, os pilotos da categoria Novatos agora dividirão as atenções com os Graduados, a categoria elite do kartismo nacional. Ausentes da abertura da temporada, os pilotos da PGK contam os minutos para estrearem com os motores refrigerados a água, que são a grande novidade da temporada. E pilotos e equipes esperam que a chuva não venha atrapalhar a corrida deste sábado (7), válida como 2ª etapa do Estadual.
Dentre os Graduados, um desejo comum move a todos: acabar com a longa hegemonia de Marcelo Medeiros, que soma oito títulos maranhenses. Medeiros, que não perde um campeonato estadual desde 2005, prevê um ano com grandes disputas devido às alterações no regulamento, que deixa os pilotos em condições iguais durante as etapas. Este ano todos correm como motores sorteados, devolvidos ao organizador após cada etapa para novo sorteio na prova seguinte.
Carlos Eduardo, Bruno Max e Geoberg Abdalla, antigos rivais de pista de Marcelo, apostam que as novas regras trazem novos componentes e sabem da importância de brigar desde cedo pela ponta da tabela. Os estreantes da categoria, Neto Parente e Filipe Marinho, campeão e vice da Novatos em 2010, pretendem adquirir o máximo de experiência para, muito breve, acompanhar o ritmo dos veteranos da categoria. Guilherme Valadão, Rodrigo Domingues, Ene Pires e Junior Pinto também estarão no grid da etapa.
Os Novatos farão sua segunda etapa e querem bater Maurício Jacques, pole e vencedor de ponta a ponta da primeira corrida do ano. Julio César e o paraense Celso Sabino, segundo e terceiro colocados na tabela, buscarão a vitória visando desbancar o líder do campeonato. A prova, que já recebe pilotos do Pará, deve contar com a presença de pilotos da região tocantina, de Imperatriz. A volta de Dilvan e Deives, que não correram por motivos pessoais também é aguardada.
Os treinamentos para a etapa acontecem na sexta o dia todo e no sábado das 8 às 13 horas. A partir das 14 será realizada a classificação e às 15 a largada da primeira bateria, com a Novatos.