O Campeonato Maranhense chegou ao seu final no último sábado (7) no Kartódromo Engenheiro João Salem em São Luís. Na oportunidade foi realizada a 8ª etapa da temporada que serviu para definir os cinco grandes vencedores de 2013. A prova contou com a participação de 37 pilotos, que sofreram com o fortíssimo calor que assolou a Ilha do Amor.
Na Cadete Henri Forest logrou êxito nas primeiras 15 voltas e venceu a 1ª bateria com boa folga para Jerrynho Abrantes, o segundo. Com essas colocações a definição do campeão ficou para a 2ª bateria. Henri Forest largou bem e abriu novamente grande vantagem. Já Jerrynho Abrantes tinha grandes dificuldades e alternava posições com o paraense Felipe Tanaka e o paraibano Júlio César. Na sétima volta Jerrynho teve problemas no motor e acabou abandonando a prova, enquanto Henri Forest se mantinha na liderança e conquistou também a segunda bateria. O resultado deu a vitória na etapa e o título de Campeão da Cadete para Forest. Jerrynho, que lamentou em lágrimas a perda do campeonato, sagrou-se vice-campeão.
Rodrigo Luís foi o melhor na primeira bateria da F4 Novatos, seguido por Marcos Gonçalves, que concluiu na segunda posição. Assim, mais um campeão ficou para ser definido na segunda bateria. Marcos Gonçalves venceu a bateria com Rodrigo Luís terminando logo atrás. A soma dos resultados deu a vitória da prova a Rodrigo Luís, que também acabou levando o vice. O título ficou nas mãos de Marcos Gonçalves, que esbanjou alegria ao final da etapa.
Na F4 Graduados, Bruno Max já havia conquistado o título na sétima etapa, o que fez as atenções se voltarem para a definição do vice-campeão. Após duas baterias de fortes disputas, a vitória na etapa ficou com Daniel Correa e o vice da temporada foi para Geoberg Abdalla. Um grande susto aconteceu segunda bateria, quando um forte toque envolvendo Daniel Correa e Rezende Neto, causou contusão no braço direito deste último, o que obrigou a entrada da ambulância para o atendimento dos paramédicos. Depois de todo o procedimento de segurança o piloto passa bem.
Gabriel Santos venceu a primeira bateria e garantiu logo a conquista do campeonato na Novatos 2 Tempos. A segunda bateria foi vencida por Guga Rabelo, que abriu boa vantagem após confusão dos concorrentes no inicio da prova. Gabriel Santos foi o vencedor da 8ª etapa e Lauro Castro terminou como vice-campeão Maranhense.
Marcelo Medeiros já entrou como campeão da Graduados 2T, pois o título foi conquistado na etapa anterior. Com isso o que se viu foi uma prova bem diferente em que os pilotos pareciam literalmente se confraternizar dentro da pista. Marcos Regadas venceu a etapa com Medeiros em segundo, enquanto Bruno Max terminou como vice-campeão da categoria.
Realizada logo após a prova, a festa do pódio mais uma vez veio precedida do conhecido e tradicional “Editorial de Encerramento”, que entre outras coisas lembrou os 10 anos do passamento do grande piloto Doda, fato que causou muita comoção no público presente. Em seguida o que se viu foi uma verdadeira farra dos vencedores, regada por muitos baldes de água gelada que eram derramados nos pilotos que estavam no pódio.