O gélido sábado 26/05 marcou a segunda ronda do Campeonato Open Master São Paulo, que teve como palco o belíssimo Kartódromo Toca da Coruja, em Bauru, município da região centro-oeste do estado de São Paulo. Mas o que faltava em calor ambiente, sobrou na pista, com a realização de acaloradas batalhas, nas quais os Lobos da equipe paulista Marinho’s Motors foram sempre destaque.
Extremamente técnico e veloz, o “Lobo” Victor Caliman (Marinho’s Motors/ Sul-Fiat/ Kart Mini/ PPK/ Planet Kart/ Mundo Motor) sobressaiu-se nos treinos livres cronometrados e era nome certo entre os principais “candidatos” à pole position da categoria Novatos.
Mas no warm-up que antecedeu a pratica classificatória, Caliman envolveu-se em um acidente, que lhe trouxe graves prejuízos desportivos. Além da coluna de direção que precisou ser substituída, o chassis ficou “desalinhado” e no treino classificatório que definiu a ordem de largada, Victor conseguiu apenas a 8ª posição no grid. Na prova, Caliman lutou bravamente com a falta de rendimento de seu kart, para completar a corrida na 5ª colocação final.
“Provavelmente aconteceu alguma trinca no chassis, que não conseguimos identificar. O kart estava muito rápido em todos os treinos e após o acidente, inexplicavelmente, passou a render menos, embora com os mesmos ajustes e tocada primorosa do Vitor”, lamentou o Chefe de Equipe Mario de Souza Jr, o Marinho.
Mas os problemas encontrados na Novatos foram rapidamente esquecidos na prova que reuniu as categorias Graduados A e Graduados B, top do kartismo nacional. Vencedor da etapa inaugural do certame, o Campeão Sul-Brasileiro de Kart 2007, Fabiano Machado (Banco Schahin/ Marinho’s Motors/ Planet Kart) repetiu a dose e com direito a hat trick – pole, melhor volta e vitória -, impondo mais de quinze segundos de vantagem para o segundo colocado.
“Fabiano está em uma grande fase, mostrando maturidade e tirando tudo do rendimento do kart. Nosso motor tem se mostrado muito forte, temos conseguido bons ajustes com as informações precisas do piloto e os resultados estão aparecendo”, detalhou, com indisfarçável orgulho o festejado preparador de motores.
Ainda na prova da Graduados, o paulista Julio Reis (Marinho’s Motors/ Dolly Refrigerantes/ Planet Kart/ PPK/ Runner), único piloto oficial de kart portador de necessidades especiais – Reis tem surdez profunda e lesão no labirinto, que lhe causam desconforto de equilíbrio -, deu inicio ao desenvolvimento de seu equipamento para as disputas do Campeonato Brasileiro de Kart, que será realizado no próximo mês de julho na Bahia. Sem participar de provas desde o mês de dezembro de 2006, quando participou da 500 Milhas Granja Viana, o objetivo da equipe Marinho’s Motors era apenas de fazer a adaptação do piloto a Graduados B – que utiliza motores a gasolina – e dar inicio aos ajustes no chassis Birel.
No treino classificatório, Julio ficou com a 15ª posição do grid, mas, tremulada a bandeira de largada, o lobo da Marinho’s Motors conseguiu conquistar várias posições, com uma largada perfeita, “encaixando-se” entre os dez primeiros. Todavia o 6º colocado no grid – Vitor Teiji – rodou no meio do pelotão e, para evitar o choque, Julio Reis desviou-se para o gramado lateral, ficando com o chassis preso em um desnível de terreno. Reis retornou à disputa com quase uma volta de desvantagem para os lideres e, de conseqüência, as possibilidades de bom resultado estavam extintas. Reis completou na 14ª posição final.
“O Julio correu sem o seu motor principal e sem qualquer desenvolvimento do kart para o traçado. Fizemos apenas ajustes básicos em seu kart, mas, mesmo assim, ele virou 47 ‘duro’ na corrida o que é muito bom em se considerando as dificuldades naturais que ele tem pela deficiência, o fato de ser sua primeira prova na Graduados e seu equipamento começando o desenvolvimento. O problema na largada ‘mascarou’ o que fez na pista e não seria surpresa ter completado entre os dez primeiros”, esclareceu Marinho.
Pole position na Sênior B, Fábio Machado (Marinho’s Motors/ Planet Kart) gerava expectativas de vitória no Box da “alcatéia” da Marinho’s Motors, mas ainda na volta de apresentação teve seu kart colhido pelo de outro concorrente que, literalmente, passou sobre o kart de Machado, deixando seu micromonoposto com sérias avarias.
Apesar disso Machado acelerou forte, garantindo a 2ª colocação na bandeira a quadros e os pontos necessários para permanecer na briga pelo título.
“Foi uma pena, mas são coisas de corrida. A adrenalina na hora da largada às vezes nos faz cometer bobagens e nessa vez nosso piloto levou a pior no erro de outro concorrente, que deu sorte e venceu a corrida na categoria. Vamos para a próxima”, discorreu de forma lacônica Marinho.
Melhor sorte não teve Marcos “Massa” Peli (Marinho’s Motors/ Brimak/ Planet Kart), o representante dos lobos na Sênior A. Com a 6ª melhor marca em sua categoria, Peli teve problemas com o equilíbrio de seu kart e não conseguiu completar a prova até seu final.
“O kart estava muito ‘solto’ na traseira e acabei rodando ao tentar acompanhar o pelotão, pelo que achei melhor desistir e evitar algum acidente. Depois vamos verificar o que aconteceu, pois deve ter quebrado alguma coisa na traseira”, declarou, desolado, o lobo Sênior A.
Já Sérgio Martinez (Marinho’s Motors/ Netter/ Planet Kart) conseguiu uma prova consistente na categoria Super Sênior, que lhe garantiu o 3º posto no pódio e acesa a chama de briga pelo título.
“Não foi o resultado ideal, porque sempre buscamos e queremos a vitória, mas cada corrida tem suas circunstancias e nessa, o 3º lugar não foi ruim pela dificuldade de trafego que encontrei, não me permitindo aproximar dos lideres para tentar um posicionamento melhor”, esclareceu Martinez, ao final das disputas que reuniram em grid único as categorias Sênior A, B e Super Sênior.