Dono de um currículo repleto de vitórias e títulos no kartismo, o gaúcho Matheus Leist (TMA Competições) deu no último final de semana, dias 5 e 6, um novo passo em sua carreira. No Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), ele competiu pela primeira vez no automobilismo, disputando a prova de abertura da Fórmula 3 Brasil, que substitui a Fórmula 3 Sul-Americana.
Integrando a equipe Hitech Racing, chefiada pelo engenheiro Rodrigo Contin, Matheus Leist competiu na divisão Light, que tinha nove pilotos dentre o total de 16 inscritos no campeonato. E o jovem piloto de Novo Hamburgo (RS) saiu-se muito bem, conquistando um pódio logo em sua primeira prova.
"Aprendi bastante sobre o carro e aprendi muito como é ultrapassar e defender posição, enfim, andar em corrida. Foram ensinamentos muito válidos para o meu aprendizado", resumiu Matheus, que até então tinha participado apenas de treinos com o carro de Fórmula 3, que em Tarumã fecha suas voltas a uma média de 195 km/h. "No sábado terminei em segundo e subi no pódio, mas na corrida do domingo tive problemas com o motor e optei por abandonar para evitar uma quebra. Foi bom, todos trabalharam bastante, dei meu máximo, mas tenho bastante para aprender ainda", continuou.
Com problemas na tomada de tempos, Matheus Leist pouco pôde andar nesta sessão e, mais do que isso, teve que largar dos boxes. Mesmo ainda em fase de adaptação ao carro, o piloto fez excelente prova de recuperação, quando realizou ultrapassagens e defendeu posições conquistadas, terminando em 7º na geral e em 2º na divisão Light. Na segunda bateria os problemas de motor forçaram-lhe a abandonar a prova e a luta por mais um pódio.
"Vamos trabalhar em conjunto com a equipe para sanar os problemas que o carro apresentou e acredito que a partir da próxima etapa vou ter oportunidade de treinar mais, já que fechamos contrato praticamente em cima da abertura do campeonato. Preciso me adaptar mais ao carro e aprender o máximo possível", disse Matheus Leist (TMA Competições).
A segunda etapa da Fórmula 3 Brasil será no próximo final de semana, dias 12 e 13, em Santa Cruz do Sul, também no Rio Grande do Sul. "Mesmo com os problemas fiquei bastante satisfeito com o final de semana. Como eu disse, aprendi bastante e vi que a regularidade será importante neste campeonato, pensar em pontos ao invés da vitória será um bom caminho", analisou. "Já estou ansioso pela próxima etapa, vamos em busca de mais resultados e, especialmente, de mais aprendizado", finalizou.