Depois de oito meses sem corridas, a Associação Fórmula Kart Pantanal (AFKP) realiza a 1ª etapa do Campeonato Estadual do Mato Grosso do Sul, no Kartódromo Ayrton Senna, em Campo Grande. O evento será neste final de semana, dias 15 e 16 e será a primeira etapa realizada pela associação que assumiu também a administração do Kartódromo de Campo Grande desde maio, após Wagner Coin substituir Valdemir Terra na Presidência da Federação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul (FAMS).
Está prevista a participação de 16 pilotos na categoria Super F4 e 14 na Fórmula Kart, pelo menos cinco deles do interior do Estado. Entre eles estarão estreantes, contemporâneos, e renomados pilotos, como Jefferson Endo, piloto da Stock Car Light em 2006, e José Roberto, tetracampeão estadual de kart e tricampeão brasileiro de Endurance, com os protótipos da categoria P2). Rodrigo Stef, várias vezes campeão da Ssuper F4, e Yara Volpe, talento feminino vencedora de diversas provas na mesma categoria, também são destaques.
Os pilotos das categorias Super F4 e Fórmula kart disputarão duas corridas cada, valendo pontos para o campeonato de pilotos. Ao todo serão quatro corridas a serem realizadas no domingo. No sábado acontecem os treinos livres e a partir das 8:30 do domingo 8:30 vêm os treinos classificatórios, com as corridas previstas para iniciar às 10:45. O término deverá ser em torno de 14:15. A entrada é gratuita, porém, a organização estará arrecadando 1 quilo de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Projeto Gol, instituição beneficente que atende crianças carentes do bairro Danúbio Azul. Quem contribuir com a doação dos alimentos terá credencial para acesso ao paddock sobre os boxes, que contará com hospitality center (HC) em parceria com a Cantina Mato Grosso. Está sendo montada também arquibancada para recepcionar o público no local de melhor visualização do traçado do kartódromo.
Temporada de novidades - A mudança na diretoria da FAMS trouxe drásticas novidades ao automobilismo sul-mato-grossense, especialmente no kart. Desde maio, os próprios pilotos estão se organizando para promover e pagar as contas das corridas e do kartódromo, de propriedade da FAMS, desta vez sem apoio do governo. O Estadual será disputada em quatro finais de semanas, com oito provas no total.
As demais etapas estão marcadas para os dias 27 de setembro, 25 de outubro e 22 de novembro, sempre em Campo Grande. É possível, porém, que a última etapa aconteça no novo Kartódromo de Ponta Porã.