|
Após muita expectativa e oito etapas ao longo do ano o Kart Clube de Ipatinga definiu os campeões da Copa Vale do Aço (CVA). O KCI contou com 38 pilotos para a decisão da CVA e consagrou seus primeiros lugares no pódio na manhã do último dia 21, com mais uma etapa invertida.
A disputa foi intensa no dia de pista em sentido contrário para os competidores, com destaque para a categoria dos motores mais preparados, a Super 400, que deixou o público na espera para ver a corrida mais veloz da manhã. Mas antes dos motores mais potentes entrarem, as categorias Cadete e Fórmula 400, consecutivamente, também marcaram a competição com garra e boas ultrapassagens.
Na categoria dos pilotos de até 12 anos de idade, a Cadete, a competição foi um pouco mais curta, já que foi disputada por apenas dois pilotos, Rian Pereira (Telhas Araleve) e Lucas Ferreira (Don Ruffino Recepções e Eventos), uma vez que Luigi Batista (Radical Kart Indoor / Pit Stop Bar), terceiro no grid, não conseguiu largar por problemas em seu kart. Rian Pereira e Lucas Ferreira fizeram o circuito em 15 voltas com bateria única e a vitória foi para Rian, que correu folgadamente por sua pontuação e concluiu em 93 pontos. Lucas sentiu dificuldades durante a prova, teve problemas para segurar o kart em algumas curvas e chegou em segundo com 48 pontos.
As outras corridas completaram as 18 voltas previstas para cada uma das duas baterias de cada categoria. Na Fórmula 400, o campeão da CVA foi Thiago Matoso (Madeita Madeiras/ Construfácil), com 131 pontos. Felipe Lage (Tudo Eletro), que liderou boa parte da Copa Vale do Aço, sofreu com problemas nas duas últimas etapas e ficou em segundo na classificação geral com 130 pontos.
Já na mais esperada, a Super 400, Arthur Azevedo (Pedreira Um Valemix/ Olcim/ Inovare Construtora) levou a melhor na primeira bateria, mas sofreu penalização e foi desclassificado na segunda. O grande campeão da S400 foi Douglas Ulhoa (Encantar/ Oficina do Romero/ Netuna), que ficou em segundo lugar na primeira bateria e disputou por um bom tempo sob pressão os primeiros lugares com Erick Rodrigues (Colchões GlobalFlex/ Mecânica Erick/ Borracharia Campos) e Adriano Fernandes (Tropeira Alimentos e Deguste Distribuidora), que mesmo sem chances de levar o primeiro lugar na categoria, não deu folga para os outros pilotos e garantiu o terceiro lugar na 8ª etapa da CVA. Rafael Dias Junior (Loja Elétrica), que era um dos candidatos ao título, não foi bem na segunda bateria por problemas de rendimento no motor e terminou apenas na quarta colocação geral. Já Erick Rodrigues, depois de muita batalha com Adriano Fernandes, ficou com o segundo lugar geral.
Público, pilotos e diretoria realizados com o kartismo do Vale do Aço
Mesmo com a última bateria da S400 um pouco conturbada na manhã do KCI, os pilotos subiram ao pódio contentes pelos resultados. Foi um ano de trabalho árduo no kartismo do Vale do Aço, muitos treinos e disputas super concorridas, assim declara o Diretor Esportivo, Helcio Muzzi. "Foi um campeonato bastante disputado. Com a fórmula de descarte obrigatório de duas corridas, aliado à pontuação em dobro das duas etapas finais, muita gente se animou com a possibilidade de êxito. Na Super 400, por exemplo, chegamos a etapa final com cinco pilotos na disputa pelo título, e isto é inédito nos últimos anos da história do Kart Clube Ipatinga. Foi um ano cansativo, mas muito gratificante!".
De acordo com o presidente do KCI, Marciano Ceolin, a CVA fechou o ano com chave de ouro e 2010, após tantos campeonatos e muito trabalho, resultou em uma fórmula de sucesso: "Este foi um ano de muito trabalho. Conseguimos realizar com êxito duas corridas do Campeonato Mineiro e duas da Copa Sudeste aqui em Ipatinga. Além disto, a Copa Vale do Aço foi realizada em 8 etapas, o que significam 16 corridas para as categorias Super 400 e F400, que são disputadas em duas baterias por etapa, e mais 8 corridas para a Cadete. Tanto esforço valeu a pena, pois nosso trabalho resultou numa fórmula simples, onde todos ganham: pilotos, equipes, diretoria e público. Espero termos chegado ao final de mais um ano e mais uma Copa Vale do Aço contribuindo para o crescimento do esporte na região, no estado e no país”, afirmou o presidente e piloto Marciano Ceolin (Video Plus/Canal i).
Ururai Pereira, vice-presidente da entidade ressalta: “Nosso esforço foi recompensado, tivemos por parte dos pilotos, não críticas, mas sim o reconhecimento pelo nosso trabalho e isto nos redobra o ânimo”, declara o vice-presidente e toda a diretoria em agradecimento aos pilotos por acreditarem no Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi, popularmente e mais conhecido como Kart Clube Ipatinga, KCI, e ao público que comparece sempre às corridas e incentiva os competidores. "Missão cumprida com mais uma Copa Vale do Aço. Agora é colocar a casa em ordem e preparar para a eleição da nova diretoria para o biênio 2011/2012, que deve acontecer já no mês de dezembro", finaliza Kleber Leite, também membro da diretoria do KCI.