publicidade
12/12/2014 10:58

Copa Vale do Aço, em Ipatinga, apontou os dois campeões da temporada

Fonte: Kart Clube de Ipatinga


Foto: KCI

O último sábado (6) foi de decisão no Kartódromo de Ipatinga, em Minas Gerais, com a realização da etapa final da Copa Vale do Aço. Chances matemáticas à parte, já que a etapa valia o triplo da pontuação (66 pontos, ao invés dos 22 normais), as atenções estavam voltadas para os grandes favoritos Rian Pereira, piloto da cidade de Nova Era, e Tarcílio Gomes, de Ipatinga, pela categoria Super 400.

Ironicamente, Rian Pereira, de apenas 16 anos de idade, era o mais experiente no esporte, com seis anos de kart e quatro títulos de campeão da Copa Vale do Aço. Por outro lado, os 41 anos de Tarcílio Gomes, aliado a um apetite voraz pela velocidade, não o impediriam de duelar em condições de igualdade com o rival das pistas.

Na outra categoria, a Light 400, que conta com os mesmos motores de 400 cilindradas que a S400, com preparação da RBC, outra disputa inusitada. O jovem Marcy Oliveira Júnior, de apenas 14 anos, disputava ponto a ponto o campeonato com Fernando Caracoche, o "Argentino", de 36 anos de idade.

PRIMEIRA BATERIA: O DUELO DE TITÃS!
Com pista úmida e pouca aderência, teve início a primeira de duas baterias, disputadas em 18 voltas. O grid misto, agregando 13 pilotos da Super 400 e Light 400, prometia disputas emocionantes.

Rian Pereira, que largava da segunda posição (as posições do grid são sorteadas para a primeira bateria e invertidas para a segunda), assumiu a ponta logo na largada, posição que manteria até o final da prova. Surpresa mesmo aconteceria no final do pelotão: Tarcílio Gomes, sorteado para largar na 12ª posição, avançou de forma espetacular, protagonizando uma de suas melhores corridas, até a volta de número 15, quando após realizar ultrapassagem no kart 53 de Marcí Alvarenga, sofreu uma colisão traseira, saindo da pista e perdendo várias posições. "Coisa de corrida", alegou Alvarenga, que no entanto sofreu desclassificação por conduta antidesportiva, no julgamento dos comissários.

Enquanto isto na L 400 mais um fato inusitado acontecia: Marcy Junior, que também fazia corrida de recuperação, forçava ultrapassagem sobre Caracoche, que terminaria na grama. Resultado: enquanto Marcy era desclassificado, Ulisses Garcia assumia a ponta na primeira bateria.

SEGUNDA BATERIA: A CONSAGRAÇÃO!
Com o retorno da chuva na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, foi feita a troca dos pneus e a adrenalina continuou em alta. Tarcílio Gomes partiu da primeira fila e seguiu firme na liderança até o final, não sendo atrapalhado por mais ninguém. O trabalho de recuperação ficou para Rian, que saiu da penúltima posição do grid para chegar num honroso segundo lugar, que lhe garantiria o título de campeão da Super Copa Vale do Aço.

Já na L400, "Argentino" colhia os frutos de uma excelente temporada: com a desclassificação de Marcy Júnior, Caracoche já era o virtual campeão em sua primeira temporada completa na categoria. "Agradeço imensamente à acolhida do Kart Clube e da cidade de Ipatinga. Aqui vivenciei momentos magníficos na companhia de minha família e dos novos amigos que fiz, graças a esse esporte apaixonante. Obrigado também ao meu mecânico 'Dem', que me deu sempre um kart muito rápido e bem acertado", frisou Fernando.

É PENTA!
Quem também não se continha de satisfação era Rian, que ao lado do pai Ururai Pereira e do mecânico João Sena, o "Cachorrão", comemorava mais um título. "Foi uma corrida emocionante. Esta pista de Ipatinga é muito especial, uma das melhores do Brasil. Este ano, com o apoio de meu pai e do João Sena, conquistamos o Top Kart Brasil, o vice no Mineiro e agora a Copa Vale do Aço, que tem pra mim importância singular!".

Para Marcos Vargas, o "Fogo", presidente do Kart Clube Ipatinga, 2014 foi um ano de glória para o esporte. "Encerramos o ano com um saldo muito positivo. Realizamos com êxito as sete etapas da Copa Vale do Aço, além da tradicional prova dos 100 Km, tudo com o apoio irrestrito da diretoria e dos associados, além da Prefeitura de Ipatinga e dos profissionais do SAMU, sem os quais nem teríamos como realizar as provas".

A Copa Vale do Aço chega a seu final, mas o Clube informa que quem quiser sentir o gosto da pilotagem pode alugar um kart e acelerar com segurança nas pistas do kartódromo Emerson Fittipaldi. Contatos e reservas pelo fone (31) 3824.7502.

Veja os cinco primeiros na Copa Vale do Aço:
S400
Campeão: Rian Ávila Pereira
Vice campeão: Tarcílio Gomes
3º Lugar: Tadeu Santos
4º Lugar: Adriano Fernandes
5º Lugar: Marciano Ceolin

L400
Campeão: Fernando Caracoche
Vice campeão: Marcy Oliveira Jr.
3º Lugar: Ulisses Garcia
4º Lugar: Eduardo Monteiro
5º Lugar: Joubert Jobim

  • 13/12/2014 02:18 Anderson Heraclito

    O nível apresentado pelos pilotos da copa Vale do Aço foi muito alto aqui temos pilotos aptos a competir no cenário nacional parabéns a todos