A quarta etapa da Copa Vale do Aço, disputada no dia 2 de setembro em Ipatinga (MG), finalmente confirmou seus vencedores. De maneira inusitada, foram recolhidos pela direção da prova, oito motores - quatro pertencentes à categoria Super 400 e outros quatro de pilotos da Light 400.
"Os motores corresponderam aos três primeiros colocados e aos pole-positions de cada categoria, e o procedimento foi realizado para garantir a lisura do processo", confirma Marcos Vargas, diretor esportivo do clube, que finaliza. "Vamos prosseguir com o processo de inspeção, corrida a corrida, até o final do campeonato".
Segundo Vargas, os motores foram analisados conjuntamente com a RBC, empresa de Belo Horizonte responsável por sua preparação. Como os propulsores recebem melhorias técnicas, elevando a potência original de 13 para valor superior a 18 hp, é importante checar estes parâmetros, garantindo igualdade de equipamento entre os competidores.
Com a emissão do parecer final, isentando os motores inspecionados de adulteração, os resultados das duas baterias corridas puderam ser homologados, pondo fim a uma polêmica que se arrastava por quase duas semanas.
Alheio a tudo isto, Rian Pereira (Telhas Araleve/ Hidrapar), estreante na categoria Super 400, sagrou-se campeão da etapa, após uma corrida impecável. O pole position foi Tarcílio Gomes ( Bema Indústria), que liderou a primeira bateria de ponta a ponta. Partindo da 4ª posição no grid, Rian fez uma bateria fantástica, finalizando em segundo lugar.
Melhor ainda foi a segunda bateria de Rian, que partindo da 5ª posição do grid (já que os seis primeiros têm as posições invertidas para a segunda corrida), escalou todo o pelotão da frente, concluindo a prova na primeira posição, com quase 8 segundos de vantagem para o segundo colocado, Adriano Fernandes (Fisiolar / Arinos Consultoria). "Estou muito satisfeito", revela Rian. "Venho de uma vitória fantástica na prova dos 100 Km, quando corri com o chassis Birel e agora uma corrida maravilhosa com este excelente chassis Mega X", completa Rian.
Mas as boas atuações de Rian não se restringem à pista de Ipatinga. Fora de casa, Rian parece ter decorado a lição: no último final de semana, Pereira disputou a 7ª etapa do Campeonato Mineiro, em Vespasiano, competição em que ocupa o segundo lugar geral na categoria Novatos. Na primeira corrida ele batalhou muito, terminando em 2º. Na prova seguinte, com atuação impecável, Rian finalizou na primeira posição.
" O Rian tem apenas 14 anos, mas vem demonstrando uma maturidade e uma combatividade incríveis! Ele se formou na escolinha de pilotagem do Kart Clube e venceu todos os campeonatos que disputou no KCI - tetra campeão na Cadete, bi campeão dos 100 Km, campeão na Light 400, e agora buscando o título na Super 400", enfatiza Ururai Pereira, pai do piloto, que completa: "Em curto espaço de tempo, o Rian agradou tanto com suas boas atuações que já está assegurando lugar como piloto patrocinado pela Mega Kart".
Novatos – Voltando a Copa Vale do Aço, na Light 400 quem protagonizava um domingo com cara de sucesso era Welisson Reis (Dismacom), piloto de Itabira, que cravou o melhor tempo na qualificação, vencendo a primeira bateria e chegando na segunda bateria a menos de meio segundo de Wesley Fidelis (GovalPan / MultiPan / VotaPan), piloto de Governador Valadares.
Com a combinação de resultados, Reis sagrou-se campeão da etapa e agora lidera a Copa Vale do Aço na categoria Light, com 8 pontos de vantagem sobre Ricardo Cysne.
Muita empolgação também na prova inaugural da categoria-escola Standard 400. Os iniciantes no kart foram responsáveis por pegas emocionantes e batidas espetaculares. Ao final, dos nove karts que alinharam no grid, apenas cinco cruzaram a linha de chegada. Vitória para Cláudio Cysne, de Baixo Guandu (ES), que, seguindo os passos do irmão Ricardo, teve ótima atuação na prova. "Meu piloto é muito bom! Começou a menos de um mês no kart e deixou muita gente boa para trás", atesta Handerson Albuquerque, o "Dem", mecânico dos irmãos Cysne.