O ano de 2011 é especialmente diferente para o automobilismo de Minas Gerais. No mês de agosto a Federação Mineira de Automobilismo (FMA) completará 50 anos de sua fundação e, como comemoração, a entidade está realizando várias ações no decorrer do ano para que a data esteja para sempre gravada em seus registros históricos.
Neste domingo, dia 11, a FMA reuniu na capital Belo Horizonte cerca de 30 oficiais de competição que atuam nas provas de kart, rallye, arrancada, velocidade em pista e fora de estrada para um dia de trocas de experiência, reciclagem e aprendizado.
Sob o comando do presidente Pedro Sereno, do vice-presidente Antônio Manoel dos Santos (Toninho) e do diretor técnico Luiz Fernando Esmeraldo, os participantes receberam várias orientações sobre os principais pontos das competições. O evento foi dividido entre as palestras sobre área técnica, área desportiva, direção de provas e preparação de eventos automobilísticos.
Pedro Sereno destacou a importância do evento: “O nosso esporte tem crescido muito ao longo dos anos. Nossos eventos estão cada vez mais profissionais, pilotos e equipes mais empenhados e investindo grandes quantias nas competições. Temos a obrigação de acompanhar este momento e, para isso, nada melhor do que reciclar nosso quadro de oficiais e, também, passar um pouco de experiência para as novas pessoas que estamos tentando formar. Como em toda corporação, o treinamento da mão de obra é um dos grandes fatores de sucesso e, exatamente por isso, tomamos a iniciativa de realizar novamente este simpósio”.
Sereno completou destacando os eventos que serão realizados nos próximos meses. “Fazendo parte das comemorações dos 50 anos da FMA realizaremos nos próximos meses as provas do Campeonato Brasileiro de Kart, Brasileiro de Rallye, Copa Peugeot de Rallye, Fórmula Minas de Kart, Mineiro de Rallye, vários eventos de off-road, dentre outros. Queremos que dentro da pista os atletas desempenhem o seu melhor e, de nossa parte, temos a obrigação de lhes proporcionar o completo atendimento aos regulamentos e normas que regem o automobilismo”, finalizou o dirigente.