No último sábado teve início, no Kartódromo RBC Racing, na grande Belo Horizonte, a temporada 2013 do kartismo em Minas Gerais. Na ocasião a pista da cidade de Vespasiano recebeu pilotos e equipes para as disputas da primeira rodada do Campeonato Mineiro, com as provas válidas pela primeira e segunda etapa.
Competindo pela classe Júnior Menor, o garoto Gabriel Paturle (AMG | Quake2) estava bastante animado. Esta foi a sua primeira corrida com a nova equipe técnica, comandada pelo experiente preparador Joel Nunes e, de maneira convincente, os resultados já apareceram.
Gabriel treinou bastante durante a semana, quando se revezou entre a escola e o kartódromo. No sábado as atividades foram bastante intensas quando o dia começou com um rápido treino de aquecimento seguido pela tomada de tempos e, finalmente, as duas corridas. Com a marca de 58s706 ele fez o terceiro tempo na classificação, garantindo um lugar para a largada na segunda fila do grid.
No final da manhã a prova da primeira etapa foi autorizada. Em uma largada perfeita o piloto conseguiu se posicionar muito bem na primeira curva e pulou para a ponta, muito pressionado por Gustavo Zwetkoff e Samuel Gontijo. Com o passar das voltas Paturle não conseguiu suportar a pressão e caiu para segundo, mas sem perder o contato com o líder. Com um kart que não conseguia acompanhar o primeiro colocado, o piloto seguiu em segundo até a bandeirada final.
A segunda corrida foi, de longe, a mais empolgante do dia. Logo na largada Gabriel fez um "replay" da primeira bateria, assumindo a ponta na primeira curva. Contudo, desta vez, o piloto não permitiu a ultrapassagem de seus concorrentes e seguiu na primeira posição até a metade da prova. Neste momento, Gustavo aparentava ter um kart mais veloz e, com isso, passou a atacar Gabriel até conquistar a ultrapassagem. Sem dar chances para o adversário Paturle voltou a recuperar a liderança na curva seguinte. Por mais de 10 vezes os pilotos se revezaram na ponta até que, na última volta, depois de duas trocas de posição, Gabriel acabou ficando com a vitória.
"Estou muito feliz! A corrida foi difícil, mas com dedicação e empenho consegui vencer novamente aqui em BH. Quero agradecer a todos da equipe JNA Racing que me deram um kart muito rápido para as provas, assim como meus pais, que torceram muito por mim neste sábado", finalizou o piloto de 12 anos.