publicidade
16/12/2014 11:04

Gabriel Paturle disputou o 1º Endurance F400 e esteve próximo da vitória

Fonte: Quick Comunicação


Foto: Flávio Quick

Gabriel Paturle


A convite da equipe ASPCR, de Belo Horizonte, o piloto mineiro Gabriel Paturle (AMG / Quake2), que normalmente participa das provas pela categoria Júnior, disputou na noite da última sexta-feira a primeira edição do Endurance F400. A competição de cinco horas de duração teve vez no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, e contou com a participação de 17 equipes compostas ao todo por mais de 50 pilotos.

Vindo de um ano com expressivos resultados, Gabriel foi convidado pela vitoriosa equipe PCR para pilotar o kart #948 ao lado dos pilotos Lucas Nogueira e Breno Lima, campeões mineiros nas categorias Graduado e F400, respectivamente.

Diante de tão honroso convite o piloto se dedicou aos treinos na quarta e na quinta. Na sexta-feira seguiu para a tomada de tempos e, na sequência, a corrida. Na sessão classificatória o kart da equipe PCR, sob o comando de Lucas, registrou o tempo de 1m00s828 e garantiu um lugar na terceira fila do grid. Esta marca foi apenas um décimo mais lenta que a do pole-position, demonstrando a grande competitividade das disputas.

Logo na sequência a largada foi autorizada e, com o mesmo Lucas na direção, a equipe partiu para a corrida. Com um forte ritmo, o campeão mineiro de 2014 não esperou e seguiu em busca da primeira posição. Mesmo com fortes concorrentes na pista Lucas não demorou nem 15 minutos para assumir o primeiro lugar e seguiu abrindo vantagem.

Com cerca de uma hora de corrida o time fez a primeira parada para troca de pilotos e Breno assumiu o kart. Com a mesma determinação de Nogueira e tempos muito parecidos, o piloto seguiu abrindo vantagem. No segundo pit-stop, Paturle assumiu o kart, mostrando porque é um dos grandes nomes da nova geração do kartismo de Minas e, com o mesmo empenho dos outros dois, acelerou fundo em seu turno de pilotagem.

Tudo ia muito bem e a equipe ASPCR na liderança até que o erro de cálculo em duas paradas com tempo mínimo estabelecido geraram para o time duas pesadas penalizações no tempo de prova, fazendo que, com isso, a equipe finalizasse as cinco horas de corrida apenas na 12ª posição, oito voltas atrás do líder.

"Ficamos muito felizes pelo convite que o Gabriel recebeu e tínhamos, realmente, completas condições de ganhar a corrida. O kart era bom, os três guiavam no mesmo ritmo e não fossem as penalizações certamente ganharíamos a corrida. Nosso tempo de penalização foi de 9m57s e finalizamos a corrida com oito voltas de desvantagem para o líder. Se não acontecessem estes problemas seríamos os ganhadores com quase duas voltas de vantagem. Uma pena, mas valeu pela festa e pelo aprendizado", comentou Fred Paturle, pai de Gabriel.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!