publicidade
22/03/2011 16:53

João Pedro Santana desponta como mais um talento vindo de Minas Gerais

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

João Pedro Santana


Com a inauguração do Kartódromo RBC Racing em janeiro de 2010, na cidade de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, o estado de Minas Gerais voltou a ter um centro de excelência do esporte. Com isso, no decorrer de sua primeira temporada de funcionamento, alguns nomes já surgiram e estão despontando na região.

Um destes pilotos que já demonstrou ter um talento nato para a velocidade é João Pedro Santana. Natural de Pirapora, cidade pólo do noroeste de Minas, o jovem de 17 anos veio para a capital em busca do sonho de se tornar um piloto de competição.

Para dar início à sua carreira o piloto optou pela equipe Center Kart Competições, chefiada pelo experiente José Davi de Oliveira. Em seu currículo aparece o desenvolvimento de pilotos como Cristiano da Matta, Bruno Junqueira, Rafa Mattos, dentre outros. Após alguns testes e vários dias de treinos no segundo semestres de 2010 o piloto participou da corrida final da Fórmula Minas de Kart.

Pela categoria Speed ele impressionou a todos e, com muita propriedade, dominou a prova e venceu em sua corrida de estreia. Já em 2011, no começo do mês de fevereiro, ele participou da abertura da Fórmula Minas desta temporada. Com concorrentes bem mais experientes na pista, ele fez bonito e, na categoria Sprinter, conseguiu a segunda posição e conquistou um comemorado pódio.

A redenção do esporte à Santana veio no final de fevereiro, na disputa do GP Nacional de Kart. Em uma corrida que contou com a participação de quase 90 pilotos de diversas regiões do país, João Pedro fez bonito. Em sua primeira participação em um grande evento ele logo fez a segunda marca na tomada de tempos e, nas corridas, guardou o equipamento na primeira bateria e venceu com quase 12 segundos de vantagem a segunda prova, garantindo assim o seu primeiro título nacional.

Campeonato Mineiro é o novo desafio
Neste último sábado, dia 19, teve início o Mineiro de Kart. Como ainda existem poucos pilotos Novatos no estado, João Pedro disputará as provas desta competição pela classe Sprinter, que reúne os pilotos de sua classe, Graduados e Juniores.

Infelizmente sua atuação nesta primeira etapa não foi das melhores. Apesar dos muitos treinos de que tem participado, o acerto de seu kart, assim como o motor sorteado pela organização, não renderam o suficiente e, desta forma, o piloto não conseguiu extrair o melhor de seu equipamento. Na tomada de tempos ele registrou o terceiro tempo. Nas corridas, porém, foi muito atacado pelos concorrentes e após alguns toques finalizou em sexto na primeira prova e quinto na segunda.

“Estou vivendo atualmente o sonho de me tornar um piloto profissional. Sei que vários garotos começam a competir muito cedo, mas acredito que a maturidade que tenho hoje com 17 anos me ajudará na escolha dos melhores caminhos. Estou me dedicando muito para este esporte e minha meta, realmente, é chegar à F-1. Pretendo participar este ano de algumas provas em Interlagos, do Campeonato Brasileiro, da Copa Brasil, além do Mineiro e da Fórmula Minas”, encerrou o piloto de Pirapora.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!