No último domingo, dia 1º de julho, foram encerradas as atividades da primeira pista de kart oficial da região metropolitana de Belo Horizonte, o Kartódromo Serra Verde. Após 12 anos de atividade no mesmo local, o Serra Verde fechou suas portas em virtude da desapropriação de todo o terreno do Jóquei Clube de Minas Gerais para a construção do novo Centro Administrativo do Estado.
Sem alternativas para a permanência no local, o Serra Verde Kart Clube, entidade que mantinha e gerenciava o espaço, buscou na região metropolitana de Belo Horizonte uma nova área capaz de abrigar, com todas as suas instalações, o novo Kartódromo oficial da grande Belo Horizonte.
Após uma incansável busca por todas as cidades que circundam a capital mineira a diretoria do Clube encontrou na cidade de Vespasiano a área ideal. O terreno esta localizado às margens da rodovia que liga a Linha Verde à Pedro Leopoldo e tem 55 mil m2 de extensão. Pelo projeto, em andamento na prefeitura de Vespasiano, a pista poderá abrigar além das competições oficiais, os karts de aluguel para amadores, shows e eventos para empresas. A futura pista estará localizada a exatos seis quilômetros do Kartódromo Serra Verde, o apenas um quilômetro e meio da Linha Verde e está inserida na região que é compreende o atual corredor do desenvolvimento mineiro.
Nasce o Kartódromo Internacional de Vespasiano
Neste contexto, a diretoria do Serra Verde Kart Clube apresenta o projeto do novo kartódromo. Desenhado sob supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA e seguindo as normas da Federação Internacional de Automobilismo – FIA a pista do Kartódromo Internacional de Vespasiano atende todas as exigências de infra-estrutura e segurança para eventos nacionais e internacionais.
O traçado terá cerca de 1.050 metros de extensão, largura variável entre oito e nove metros e poderá abrigar provas nos sentidos horário e anti-horário. Na parte de infra-estrutura a área de boxes poderá abrigar aproximadamente 150 karts além de contar com uma área na parte superior onde haverá loja de peças, lanchonete, restaurante e espaço panorâmico com vista de toda a pista.
Segundo Rafael Cançado, presidente do Serra Verde Kart Clube, as obras começam no máximo em 30 dias. “Nesse início de trabalho o principal era a conclusão do projeto e o encaminhamento aos órgãos competentes. Já deixamos o projeto no Departamento de Meio Ambiente, DER, Governo Estadual e Prefeitura. Agora, estamos aguardando apenas as aprovações para darmos início ao trabalho de terraplanagem e, posteriormente, à pavimentação da pista. Após o circuito estar completamente asfaltado aí sim, partiremos para as obras de infra-estrutura e iluminação”, finalizou.