publicidade
27/02/2013 07:56

Leonardo da Silva mantém otimismo apesar dos problemas na etapa de abertura do Mineiro

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Flávio Quick

Leonardo da Silva


No último sábado (25) o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, Grande Belo Horizonte, recebeu a primeira das sete rodadas duplas do Campeonato Mineiro de Kart, edição 2013. Na pista estava Leonardo da Silva, atual campeão estadual das categorias Super Sênior e Super Master, que dava início ao desafio de manter os títulos conquistados na temporada passada e ainda teria a oportunidade de competir contra Rapha Matos, multicampeão no automobilismo americano e que usava esta prova como preparação para sua estreia na Stock Car brasileira.

Bastante animado e consciente de suas condições, Leonardo da Silva iniciou as disputas do Mineiro mais uma vez pela categoria Super Master, agora valendo-se dos pneus MG de selo amarelo, que oferecem mais estabilidade ao kart, mas uma durabilidade menor em relação aos vermelhos, até então utilizados.

“Eu nunca tinha treinado ou competido com estes pneus e apostávamos nos treinos para eu ter uma boa adaptação e para trabalharmos no acerto do kart”, conta Leonardo, que integra a equipe JNA Competições, do experiente preparador Joel Nunes. Porém, um problema nos pneus atrapalhou os planos do piloto. “O jogo que pegamos na loja do kartódromo tinha problemas de performance e ‘virava’ tempos muito inferiores, cerca de oito décimos, em relação aos demais. E isto atrapalhou todo o acerto do kart”, continua Leonardo.

Sem desanimar e contando com o apoio da JNA, Leonardo da Silva – agora com novos pneus – partiu para a tomada de tempo, sabendo que a nova condição melhoraria a performance do kart. Porém, na chamada volta ideal para o piloto estabelecer seu melhor tempo, a “volta do pneu”, um competidor atrapalhou Leonardo da Silva, que assim perdeu valiosos décimos de segundo. “Acredito que eu poderia ter ficado entre os três primeiros no grid de largada”, lamentou o mineiro, que assim obteve apenas a 7ª posição para a largada da primeira bateria.

Confiante no bom acerto que ele e sua equipe haviam encontrado para o kart, Leonardo da Silva partiu para a primeira bateria disposto a ganhar posições, o que efetivamente aconteceu. Porém, quando já figurava entre os primeiros colocados, um problema em uma das rodas traseiras de seu kart fez com que o pneu se deslocasse, saindo da roda e causando seu abandono.

Na segunda corrida do dia, em razão do abandono, Leonardo partiu da última posição. “Neste caso a facilidade de se envolver em acidentes é muito grande. Infelizmente fui tocado e perdi quase uma volta para retornar para a pista, o que me impossibilitou de conquistar um resultado melhor, já que o nível dos pilotos, como previsto, estava muito alto neste sábado”, disse Leonardo da Silva, que acabaria a segunda bateria na 7ª posição. “Mas, como deveremos jogar fora os três piores resultados durante o ano, usarei este sábado como descarte na pontuação. Agradeço o empenho da minha equipe, a JNA Competições, e vamos para próxima. Superação é o nosso lema”, finalizou.

  • 28/02/2013 17:26 Enrique Assunpção

    Estava no autódromo no GP Nacional em 2010, quando foi Campeão, ganhando a corrida de ponta a ponta com uma tocada precisa e constante sem dar chances aos seus adversários. Excelente piloto, parabéns Leonardo, torço para que faça novamente um vitorioso campeonato.

  • 01/03/2013 09:38 Leonardo Da Silva

    Muito obrigado Enrique, só um detalhe, este GP que você citou foi em 2011 no kartodromo da RBC.
    Grande abraço.