O Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Ipatinga - MG, recebeu no último final de semana, dias sete, oito e nove de setembro, o Campeonato Mineiro de Kart 2007. Pilotos de várias regiões do país se dirigiram ao interior mineiro em busca de uma melhor preparação para a Copa Brasil de Kart, evento que será realizado naquele kartódromo, entre os dias nove e 13 de outubro.
Em busca do título da categoria Novatos o brasiliense Lucas Foresti (Dibo Racing), atual Vice-Campeão Brasileiro, decidiu participar da prova de última hora e, para complicar ainda mais seu prognóstico, enfrentou um longo engarrafamento na estrada que dá acesso ao Vale do Aço Mineiro e perdeu, inclusive, a tomada de tempos para a prova.
Apesar disso, o piloto manteve-se confiante para a competição e, mais do que isso, em sua preparação para o evento nacional. “Se eu fosse um cara supersticioso não participaria desta prova. Demoramos para decidir pela vinda, pegamos um engarrafamento gigante e, agora, ainda teremos três baterias pela frente. Meu objetivo é andar o máximo possível e, se o título vier, será conseqüência do aprendizado do traçado”, comentou o garoto de 15 anos.
Na primeira bateria, realizada ainda na tarde de sexta-feira, Lucas partiu da última posição e, após umas quatro voltas para se familiarizar com o traçado, que ele ainda não tinha andado, começou a caça a seus adversários e, um a um foi os superando até chegar a liderança. Porém, com um problema no motor detectado na penúltima volta, o brasiliense terminou pela segunda posição.
Nas outras duas baterias, porém, Lucas foi implacável, logo assumindo a liderança e não mais perdeu este posto até a bandeirada final. Ao final da competição o representante da Dibo Racing comemorou o título com 29 pontos válidos contra 25 de Pedro Emílio Barbosa e 21 de Matheus Roriz.
“Nem acreditei na hora que recebi a bandeirada do título. O final de semana começou com tudo dando errado. Até problema de motor na hora que eu estava liderando apareceu. Mas, ainda bem que deu tudo certo e, nas duas últimas baterias eu consegui impor meu ritmo e venci as duas provas. Conseguimos passar alguns equipamentos nas baterias, o que ajudou bastante também na preparação para a Copa. Estou muito feliz com meu primeiro título da temporada”, finalizou.
Lucas, após as atividades da prova, voltou à pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi onde, na tarde de domingo, deu mais de 150 voltas. O piloto utilizou este treino para acabar de fazer seus testes para a Copa Brasil e se familiarizar, ainda mais, com cada espaço dos 1.200 metros de extensão da pista mineira.