publicidade
10/09/2007 12:28

Mineiro foi ensaio para a Copa Brasil. Confira como foram as provas

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Largada da Júnior


O Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Ipatinga – MG, recebeu no último final de semana, entre os dias 07 e 09 de setembro, pilotos de todo o país para disputarem o Campeonato Mineiro de Kart 2007.

Como a pista sediará no próximo mês de outubro a Copa Brasil de Kart, pilotos de vários estados aproveitaram o Mineiro para testarem seus equipamentos e conhecerem a pista do Vale do Aço Mineiro.

Ao todo participaram da prova 44 pilotos, divididos em nove categorias, sendo elas Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados A e B, Sênior B e Super Sênior.

Pela Mirim, com apenas sete anos de idade, o goiano João Pedro Custódio garantiu o título com três vitórias e se tornou o primeiro Campeão Mineiro do final de semana.

Na Cadete, após três baterias extremamente disputadas, o título ficou com o tocantinense João Ricardo Vieira. João Pedro Archer, de Belo Horizonte, após ter vencido as duas primeiras baterias, foi superado por Vieira na bateria final e acabou não conseguindo novamente a ultrapassagem, tendo que se contentar com o Vice-Campeonato. Ygor Santana, do Espírito Santo, terminou em terceiro.

A Júnior Menor também teve um título bastante disputado. Na pista estavam os principais pilotos do país desta classe e, com certeza, os nomes que estarão disputando o título da Copa Brasil. Johilton Filho, do Rio Grande do Norte, venceu as duas provas finais e, somando-se os pontos ao quarto lugar na primeira bateria ficou com o título. O mineiro Guilherme Silva, campeão Brasileiro da categoria, ficou com o Vice-Campeonato e, Jean Claude Paturle, também de Belo Horizonte, ficou em terceiro, após vencer a primeira prova.

Pela categoria Júnior o goiano Gabriel Navarrete demonstrou porque é um dos principais nomes de sua categoria e conquistou o título de forma invicta. Após treinar por apenas dois dias ele conseguiu assimilar muito bem o traçado da pista de Ipatinga e foi imbatível na competição. Mesmo sob pressão de fortes nomes como Felipe Fraga, Marcelo Anselmi, Bruno Bonifácio, dentre outros, o piloto marcou a pole-position e venceu as três baterias da competição com larga vantagem para os concorrentes. Fraga ficou com o Vice-Campeonato e Bruno Bonifácio com o terceiro lugar.

Pela categoria Novatos o vice-Campeão Brasileiro Lucas Foresti, de Brasília, demonstrou que realmente passa por excelente fase. Após ter enfrentado problemas na estrada que chega à Ipatinga e ter perdido a tomada de tempos, o piloto entrou na pista apenas para a primeira bateria. Mesmo assim, o garoto de 15 anos logo assimilou o traçado e, com um segundo lugar na primeira bateria e duas vitórias nas outras duas, sagrou-se Campeão Mineiro de Kart. O vice-Campeonato ficou com Pedro Emílio Barbosa e a terceira posição com Matheus Roriz.

Pela Graduados “A” Rodrigo Kubiczewski ficou com o título. Na “B”, Pedro Rodrigues e Alexandre Rosário duelaram durante todo o final de semana, porém, Rosário não perdeu a liderança em nenhum momento da competição e terminou com o título. Rodrigues ficou com o Vice.

A Sênior “B” foi a primeira a ter um mineiro campeão. Dionísio Vaz, de Poços de Caldas, ficou com o título. Hélcio Muzzi ficou com o Vice e, Marcos Vargas, com o terceiro lugar. Na Super Sênior a vitória ficou com o Catarinense Gilberto Silveira. Marcos Vargas, que também pontuou por esta classe, ficou com o Vice-Campeonato.

Por fim, a categoria F-4 trouxe Flávio Costa Martins para a conquista invicta do título. O piloto venceu com folga as três primeiras baterias e garantiu assim a primeira posição. Seu irmão, Renato Travassos, garantiu o Vice-Campeonato e Luis Henrique Pinheiro terminou com a terceira posição.

Pedro Sereno, presidente da Federação Mineira de Automobilismo – FMA, comentou o evento. “A pista de Ipatinga ao lado do Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, e a de Anápolis, em Goiás, talvez sejam as mais tradicionais do kartismo brasileiro. Os grandes pilotos da história do automobilismo nacional já passaram por este kartódromo que, neste mês de outubro, comemora 25 anos. O Kart Clube Ipatinga ainda fará pequenas reformas de adequação da infra-estrutura e ajustes na pista para diminuir a diferença entre os locais com piso de concreto e os de asfalto. Fora isso, a pista está pronta para a Copa Brasil”, finalizou o dirigente.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!