De forma antecipada à sua programação original em virtude da Copa das Federações, neste sábado, dia 24, o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, receberá a última e decisiva rodada do Campeonato Mineiro.
Assim como aconteceu durante toda a temporada. as provas serão realizadas em sistema de rodada dupla e valerão pela 13ª e 14ª etapa do campeonato. A expectativa de pilotos e equipes está muito grande, uma vez que em todas as categorias os campeões ainda não foram definidos.
Outro atrativo muito grande será a possibilidade de conquistar as penúltimas vagas para a disputa do Grande Prêmio RBC. A competição, promovida pela RBC Preparações no final do ano, será disputada daqui a duas semanas em Interlagos e distribuirá a maior premiação do kartismo brasileiro na atualidade.
Para conquistar as vagas do GP RBC os pilotos deverão vencer as baterias válidas pela 13ª etapa do campeonato, ou seja, só os primeiros vencedores do dia terão o direito à conquista das vagas. Caso alguns dos pilotos já tenham garantido este direito as vagas seguem sucessivamente, para o segundo, terceiro, quarto, etc.
A programação de treinos livres começa hoje, com a pista aberta para os treinos particulares de cada equipe. Na sexta-feira, na parte da tarde, os treinos já contarão com a divisão de horários, motores sorteados pela organização e supervisão da Federação Mineira de Automobilismo.
No sábado a programação começa cedo. Às oito da manhã terão início os aquecimentos. Os karts retomam o traçado para as tomadas de tempo às 9:10 e, finalmente, às 10:30 começam as corridas para valer. As categorias Mirim, Cadete e F-400 terão o seu pódio às duas da tarde e as demais classes às 16 horas.
"Por uma condição atípica do calendário tivemos de mudar a data da nossa final para este final de semana. A Copa das Federações será um evento muito grande que teremos na próxima semana e, deste modo, achamos melhor encerrar o nosso campeonato antes, para darmos condições reais aos pilotos locais de disputarem a competição em casa. Vários pilotos de outros Estados já estão aqui no RBC Racing e, mesmo não sendo o traçado oficial da Copa das Federações, vários irão participar do Mineiro já visando a preparação para o nacional", comentou Pedro Sereno, presidente da FMA.