Mais um domingo veloz, porém um tanto diferente ao que é de costume nas competições do Kart Clube de Ipatinga, em Ipatinga (MG). No último dia 17 aconteceu a 7ª e penúltima etapa da Copa Vale do Aço de kart em comemoração aos 28 anos do clube e o Kartódromo Emerson Fittipaldi proporcionou aos pilotos e ao público uma rodada de “pista invertida”.
A largada foi realizada no mesmo lugar onde é feito o grid habitualmente, mas com os karts posicionados em direção contrária. A dificuldade foi maior durante a disputa, mas colocou mais emoção na competição. Afinal, não é um traçado a que os pilotos estão acostumados, o que fez com que eles aumentassem os esforços na corrida. Foi o que comentou Erick Rodrigues, piloto da categoria Super 400, que havia vencido a 5ª e 6ª etapas da Copa e dessa vez ficou em 5° lugar na primeira bateria e 3° na segunda. “Não corremos ou treinamos sempre nessa direção contrária que foi essa etapa. Ficou mais difícil, mas consegui me segurar na pista e me sustentar durante a prova mesmo não tendo muito tempo para treinar no sábado por causa de uma viagem que fiz de ultima hora”, disse.
Desta vez a rodada valia pontos em dobro, o que rebaixou o invicto Erick do 1° para 4° lugar na classificação em sua categoria. A prova aconteceu com quatro baterias, sendo duas para cada categoria, F400 e S400 e colocou o único piloto da Cadete, Rian Pereira, para competir juntamente com a F400. Pereira conseguiu seu lugar de destaque e, mesmo tendo largado da última posição, manteve um bom ritmo e não deixou o pelotão se distanciar. Na classificação geral da F400, por soma dos pontos, Laender Freire ficou em 1°, Felipe Rosa em 2° e Thiago Matoso em 3° lugar.
Já na S400, categoria em que os motores são preparados recebendo um incremento de aproximadamente 40% da potência original, a competição foi acirrada. A primeira e a segunda baterias foram marcadas por muitas ultrapassagens, entre elas Erick Rodrigues, Adriano Fernandes e Douglas Ulhoa, que estavam em constantes trocas de posições na briga pelos três primeiros lugares. No geral, Rafael Dias Junior conseguiu o primeiro lugar, Arthur Azevedo o segundo e Adriano Fernandes o terceiro. Para o vencedor da etapa, o bom resultado foi fruto do trabalho em equipe. “Eu não tive oportunidade de treinar muito neste novo traçado, mas meu equipamento estava muito bem acertado. Divido esta conquista com meu mecânico e chefe de equipe João Senna, que não mediu esforços na preparação do meu kart", completou Rafael.
28 Anos de Kart Clube Ipatinga
Etapa comemorativa. Assim foi essa rodada da competição de kart do Vale. Foram 28 anos comemorados pelo KCI, clube automobilístico que tanto propiciou e ainda fornece entretenimento, velocidade e adrenalina, enquanto movimenta o esporte e outros setores da cidade aos finais de semana. “Temos que render esta homenagem aos pioneiros e idealizadores do Kart Clube Ipatinga, que nos entregaram uma pista e uma estrutura de clube que até hoje é invejável e que, para surpresa geral, guardava esta emoção adicional que tanto agradou a todos, que é a possibilidade de alternância do sentido de giro da pista", declarou Marciano Ceolin, piloto e presidente do Kartodromo, em depoimento sobre a comemoração do KCI.