publicidade
22/04/2013 11:07

RBC Racing recebeu provas emocionantes válidas pelo Mineiro e Copa Sudeste

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

Sprinter e Super Master reuniram 13 pilotos


Neste sábado (20) o Kartódromo RBC Racing abriu seus portões para mais uma importante competição. As disputas foram válidas pela terceira rodada do Campeonato Mineiro e pela rodada única da Copa Sudeste.

Participaram do evento competidores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A temperatura esteve amena durante todo o dia, porém com sol e pista seca, o que proporcionou pegas realmente eletrizantes.

Abrindo as provas, a Cadete veio com seis pilotos para a pista demonstrando um bom crescimento durante a temporada. Ayrton Gil fez uma boa largada e garantiu-se na liderança, porém muito pressionado por Pedro Rosa e Rafael Araújo, que vinham logo atrás. Durante as 12 voltas da prova Ayrton e Pedro travaram uma excepcional disputa, que foi definida apenas na bandeirada final. Ayrton acabou ficando com a vitória, seguido por Pedro e Rafael. Na segunda bateria o pega se repetiu, mas desta vez com Rafael também na briga direta pela liderança. Os três pilotos se revezaram na liderança até a volta final e, na bandeirada, Pedro Rosa ficou com a vitória, seguido por Ayrton e Rafael. Pela vitória na primeira corrida Ayrton garantiu também a vaga para o GP RBC.

Na sequência das baterias a Júnior Menor foi para a pista. Em ambas as provas Gustavo Zwetkoff garantiu a vitória com tranquilidade sobre o capixaba Pedro Bica, que foi o segundo colocado nas duas baterias. Gustavo, com o resultado, garantiu também a vaga para o GP RBC.

As categorias Sprinter, Super Master e Sênior A entraram juntas na pista montando um grid de 13 karts e disputas acirradas. José Eduardo Fusco, da A, partiu da pole-position e fez uma corrida tranquila até a bandeirada da vitória. Ele manteve-se na ponta enquanto, da segunda à sétima posições, as mudanças foram constantes. Em corrida de recuperação Bruno Fusaro (Super Master) escalou o pelotão e conseguiu finalizar a prova na segunda posição. Pedro Gomes (Sprinter) cruzou a linha em terceira. Na segunda bateria Fusco novamente foi unânime. Após boa largada ele abriu considerável vantagem, mas Leonardo Lanza passou a se aproximar na metade da prova. Parecendo estar administrando o resultado, Fusco conseguiu, sem muito trabalho, voltar a abrir vantagem e, com isso, venceu novamente. Lucas Nogueira e Pedro Gomes, ambos da Sprinter, chegaram na segunda e terceira posições. As vagas do GP RBC ficaram com Julio Wolff (Novatos), Pedro Gomes (Graduado), José Eduardo Fusco (Sênior A) e Bruno Fusaro (Super Master).

Encerrando o sábado de competições, a categoria F-400 trouxe à pista também 13 competidores. A primeira bateria foi bastante emocionante. Depois de duas voltas os karts se dividiram em dois grandes grupos e as disputas foram eletrizantes. Os três primeiros, com o decorrer das voltas, abriram certa vantagem e seguiram juntos até a bandeirada final. Breno Lima, que faz sua temporada de estreia no kartismo de competição, venceu, com Diogo Del Sarto, também estreante, em segundo, e André Luiz Novaes em terceiro. Os mesmos pilotos foram os protagonistas principais da segunda corrida. Breno, muito pressionado no começo, conseguiu abrir uma boa vantagem na segunda metade da prova e, com isso, venceu. André finalizou na segunda posição e Diogo em terceiro.

Pela Copa Sudeste, onde o resultado é a soma do resultado das duas corridas mais os pontos de pole position e melhor volta, os títulos ficaram distribuídos da seguinte forma: Pedro Rosa Amaral, Cadete; Gustavo Zwetkoff, Júnior Menor; Lucas Nogueira, Sprinter; José Eduardo Fusco, Super Master e Diogo Del Sarto, F-400.

No mês de maio o Mineiro não terá corridas para dar espaço ao GP Nacional. A competição será também disputada no Kartódromo RBC Racing e terá vez entre os dias 23 e 25 de maio.

  • 22/04/2013 13:38 Guildner

    Aos pilotos interessados em participar do GP Nacional:
    Leiam o "Regulamento" do GP e RNK/2013 para não serem surpreendidos!!
    Fiquem atentos às vistorias técnicas, pois está valendo de tudo para burlar a competição.
    Fiquem atentos também com as trocas de motores, pois são nessas trocas que ocorrem as "mutretas".
    Fiquem também atentos aos carburadores, pois só serão utilizados os homologados para 2013 - RNK/2013 e Regulamento do GP Nacional-2013.
    No mais: "vale o que vier, vale o que puder, só não pode dançar homem com homem e mulher com mulher".
    Abs.
    Guildner.

  • 22/04/2013 17:53 Rbc Preparação De Motores Ltda - Rafael Cançado - Diretor

    Prezado Sr. Guildner e demais kartistas,


    1) O regulamento oficial do GP Nacional de Kart IAME/RBC encontra-se publicado no site da FMA - Federação Mineira de Automobilismo (www.fma.com.br) bem como no site da RBC Preparações de Motores (www.rbcpreparacoes.com.br). A competição seguirá na íntegra o disposto neste documento, bem como em seus adendos, porventura publicados até a realização do evento.



    2) No tocante à troca de motores, salientamos que a RBC Preparações de Motores Ltda é uma empresa idônea, com 29 anos de atuação no mercado do automobilismo brasileiro, e preza pela excelência na prestação de seus serviços. Nas competições com motores sorteados todos os procedimentos de sorteio, trocas de motores e resorteio de equipamentos são realizados em ambiente aberto, nas áreas de parque fechado, diante de todos aqueles que tiverem interesse em acompanhar.



    No comentário datado do dia 22/04/2013, às 13h38m33s, o Sr. Guildner ?AFIRMA QUE HÁ MUTRETAS? nas trocas de motores, todavia tal afirmação é desprovida de qualquer veracidade, ferindo a integridade de uma empresa que sempre prezou pela competitividade, similaridade e respeito entre os concorrentes e, desta forma, REPUDIA com indignação referida declaração.


    RBC Preparação de Motores Ltda - Rafael Cançado - Diretor

  • 22/04/2013 19:22 Guildner

    Parece que alguém vestiu a carapuça!!!
    Não afirmei que quem faz a "mutreta" é a RBC Preparações.
    Entretanto explico melhor.
    Na realização da 5ªetapa do Campeonato mineiro de Kart - 2013 um piloto da categoria Super Sênior retirou um motor sorteado na sexta-feira (19/04/2013) e após os treinos experimentais trocou o mesmo sob a alegação que o motor estava "ruim". Ora, a faculdade de trocar o motor está prevista no regulamento e o piloto nesse caso perderá 05 posições no grid de largada, após a realização da tomada de tempos.
    E isso ocorreu. O piloto perdeu 5 posições na largada. A bateria em questão refere-se à 5ª etapa do campeonato mineiro. Chamou a atenção dos demais pilotos o fato de que o piloto em questão terminou a bateria em 2º lugar e fazendo o melhor tempo. Após a bateria (5ª etapa), chamou a atenção dos demais pilotos, fato constatado inclusive pela FMA, que o piloto utilizou-se de uma junta entre o carburador e a flange, cuja medida era superior a 2mm e que de acordo com o RNK/2013 não é permitido.
    Nesse sentido foi feita uma indagação ao seus mecânicos e esses afirmaram que tal "JUNTONA" foi colocada no motor com a concordância do Sr. Rafael (RBC). Ora, se o Sr. Rafael foi consultado ou não, ou se concordou ou não é outro questionamento.
    O que interessa é que a tal "JUNTONA" foi colocada no motor ressorteado e o "bicho" virou um foguete. Ademais a junta já estava lacrada pela vistoriador , antes da bateria.
    Essa é a "mutreta" a que me referí.
    Entretanto o piloto sequer foi desclassificado!
    Reitero todas as afirmações já efetuadas no meu comentário anterior.
    Abs.
    Guildner.