Terminou neste fim de semana a temporada do kartismo mineiro. O Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na Grande BH, abriu seus portões na última sexta (24) e sábado (25) para as disputas da segunda rodada da Taça Minas Gerais. A competição, idealizada nesta temporada, teve no evento a realização da terceira, quarta e quinta etapas, que definiram os campeões.
A programação teve início na manhã da sexta-feira com a realização dos treinos livres. Como prevê o regulamento, as categorias competem com motores sorteados e, deste modo, os treinamentos foram de extrema importância para que cada piloto pudesse se adaptar melhor ao equipamento e, também, ao traçado da etapa.
Feito isso, os karts voltaram ao traçado para a tomada de tempos que definiu o grid de largada da primeira corrida do evento, provas estas que foram disputadas ainda na sexta, quando a noite já caia em Vespasiano. Seguindo sempre a ordem da sessão classificatória, as corridas foram iniciadas com os Cadetes/Cadetes Light seguindo para F-400, Super Master, Mineiro de Amador e Projeto Cadete. Este último, por sua vez, teve apenas uma sessão de treinos na sexta. As outras duas corridas que compuseram a rodada dupla foram finalizadas na manhã de sábado.
Pela categoria Cadete a pole-position foi de Pedro Rosa. Mas na primeira corrida quem se destacou mesmo foi Pedro Sousa. Piloto da Cadete Light, recém promovido do Projeto Cadete, ele fez uma corrida de muita velocidade e ganhou na geral. Pela Cadete a vitória ficou com Pedro Rosa e Pedro Benz em segundo. Pela Light a segunda posição foi de Lucas Staico e a terceira de Valmir Neto. Na corrida da quarta etapa o resultado da Cadete foi o mesmo e na Light apenas mudança no terceiro lugar que, desta vez,ficou com Igor Gomes. Na última corrida do dia foi a vez de Pedro Benz superar o seu concorrente direto e vencer, com Rosa em segundo. Pela Light mais uma vitória de Pedro Sousa com Valmir em segundo e Igor em terceiro. Com estes resultados o título da Cadete ficou com Pedro Rosa e da Light com Pedro Sousa.
Pela categoria F4 a rodada foi repleta de disputas que extrapolaram até mesmo os limites da pista. Desclassificações técnicas e desportivas alteraram os resultados desde a tomada de tempos até a última corrida. Com o tempo de 59s958, Breno Lima registrou a pole-position. Nas corridas, porém, o domínio foi amplo de Diogo Del Sarto, que venceu as três baterias. Na primeira prova Daniel Cançado foi o segundo e Breno Lima o terceiro. Na segunda corrida Breno foi o segundo e William Hoepers em terceiro. Finalmente, na terceira corrida, William foi o segundo e Breno o terceiro. Pela soma dos resultados, o título da F400 ficou com Breno Lima. Na divisão F400 Master 40, destinada aos pilotos com mais de 40 anos, o título ficou com Ronaldo Staico e Sidney Oliveira com o vice.
Na categoria Super Master as brigas também foram eletrizantes e as provas disputadas do início ao fim. A competitividade foi muito grande da segunda posição para trás, uma vez que Luis Felipe Nicolau dominou amplamente a rodada, registrando a pole-position geral e vencendo as três corridas com direito a melhor volta em todas elas e, consequentemente, conquistando o título. Na primeira corrida a segunda posição ficou com Glaydson Cardoso e a terceira com Fernando Buzollo. Na segunda corrida o segundo lugar foi de Leonardo Silva seguido de Glaydson Cardoso e, na terceira e última prova, Buzollo chegou em segundo e Silva em terceiro. Pela soma dos resultados o vice-campeonato ficou com Leonardo Silva. Pela divisão Master 50, para os pilotos com 50 anos ou mais, o título ficou com Luiz Henrique Pinheiro seguido por Humberto Alves.
AMADORES TAMBÉM FIZERAM A FESTA
Junto a programação do evento foram disputadas as duas corridas finais do Mineiro de Kart Amador. Gustavo Martins registrou a pole-position, mas nas duas corridas realizadas ele não conseguiu repetir o mesmo posicionamento. Na primeira corrida a vitória ficou com Leonardo Mol seguido por Rodolpho Soares e Gustavo e, na segunda corrida, o vencedor foi Guerbys Lúcio com Alessandro Ferreira em segundo e Guilherme Rotheia em terceiro.
Pela quinta turma do Projeto Cadete, mais uma grande apresentação da garotada. Muita emoção dentro e fora da pista, com pais e mães roendo unhas e gritando muito pelo sucesso dos pequenos. Desta vez quem levou a melhor foi Pedro Schiavo. Ele venceu com quase quatro segundos de vantagem para Bruno Sterzik. João Ladeira foi o terceiro colocado.
"Com este segundo evento da Taça Minas encerramos mais uma temporada do kartismo em Minas Gerais. Quero agradecer bastante aos pilotos, equipes e a todos que nos ajudaram a crescer o campeonato em número de pilotos e credibilidade. Esperamos fazer mais grandes eventos em 2015 e, certamente, teremos boas novidades ainda por anunciar", comentou Rafael Cançado, diretor do RBC Racing.