Para comemorar as cinco décadas de existência de um dos órgãos mais importantes do automobilismo nacional, a comissão do kartismo estadual escolheu o Kart Clube Ipatinga para a premiação do Troféu 50 anos da Federação Mineira de Automobilismo, FMA.
Nestes dias 22 e 23 de outubro, com o patrocínio da Usiminas e apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, a nona e décima etapas do Campeonato Mineiro e a quinta etapa da Copa Vale do Aço fizeram parte do evento.
Dentre os 45 pilotos mineiros, capixabas e cariocas, as baterias foram disputadas pelas categorias Mirim, Cadete, Junior Menor, Fórmula 400, Sprinter, Sênior A, Super Master e Light 400. Os treinos começaram na sexta-feira, decorreram com as tomadas de tempo e primeiras baterias no sábado e finalizaram com as decisivas baterias no domingo.
Apesar da interrupção da prova por volta das 15 horas de sábado, devido à constante chuva durante todo o dia, o empenho de toda comissão técnica da FMA fez com que mesmo embaixo d’água as atividades fossem completadas.
Já para os pilotos, a chuva foi um fator que incomodou um pouco, mas não chegou a desanimar. Os competidores, mesmo com a decisão de correr com pneus slick, determinados para pista seca, foram em frente, completaram as voltas e deram duro contra o relógio para determinarem bons desempenhos já nas tomadas de tempo.
Para a equipe BF Racing, de Belo Horizonte, o sábado foi produtivo mesmo com a decisão de correrem sem pneus de chuva. “Decidimos correr sem pneus para chuva, porque a previsão é para pancadas e se colocarmos estes pneus que são muito macios e a pista de repente seca, pela velocidade não aguentaríamos. Mas fizemos um bom tempo neste sábado, tanto eu como os nossos outros dois garotos e a expectativa para o domingo é de conseguirmos uma boa colocação”, afirmou Bruno Fusaro.
Tanto para a equipe de BH, quanto para as outras equipes da competição o sábado foi turbulento com tantas decisões a serem tomadas devido a chuva. O destaque do dia ficou mesmo para a corrida da categoria Sprinter, na qual Pedro Guilherme permaneceu todo o tempo na primeira posição e com grande vantagem sobre seus companheiros.
Na décima e decisiva etapa no domingo, o evento contou com o hasteamento das bandeiras no Kartódromo por Hélcio Muzzi, diretor financeiro do KCI, Mateus Alves, secretário de esportes de Ipatinga, presença do prefeito Robson Gomes de Ipatinga, piloto Bruno Fusaro de Belo Horizonte e Antônio Santos, vice-presidente da Federação Mineira de Automobilismo.
As duas etapas do Campeonato Mineiro contaram com disputas emocionantes na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi e valeram pela somatória dos pontos para o troféu 50 anos da FMA.
Na categoria Cadete os treinos e a tomada de tempo deixaram vantagem para Gustavo Zwetkoff, Gabriel Fernandes e Leonardo Resende, que ficaram entre os primeiros lugares na corrida de sábado e domingo, mas com a inclusão de um nome a mais na classificação somatória para o troféu 50 anos, que ficou para Gabriel Fernandes, Leonardo Resende e Vitor Cunha nos três primeiros lugares.
Pedro Rosa, Ayrton Gil e Matheus Durso conseguiram os três primeiros lugares na Mirim. Na Junior Menor os três primeiros foram de Caio Cunha, Lucca Abreu e Paulo Victor na premiação 50 anos. Nas corridas das duas categorias os meninos levaram a sério a competição e não faltaram tentativas de ultrapassagens e até mesmo algumas escorregadas para fora de pista, mas sem nenhum acidente.
A F400 e Sprinter veio com a presença de dois pilotos da casa, Adriano Fernandes, kart 90 e Tarcílio Gomes, kart 36, ambos da cidade de Ipatinga disputavam a categoria F400 e proporcionaram uma disputa acirrada no traçado da pista. Os dois pilotos disputavam pelo Campeonato Mineiro e também pela Copa Vale do Aço de Kart. Adriano Fernandes, presença constante nas etapas do Mineiro desde o início do ano, obteve seu 5º lugar no troféu 50 anos e o primeiro lugar pela categoria Super 400 na Copa Vale do Aço. Já Tarcílio Gomes teve um melhor desempenho pelo Mineiro e conseguiu o terceiro lugar geral pela somatória das duas etapas do final de semana e quarto lugar pela Copa Vale do Aço, por pontuações anteriores. Já na Sprinter, não teve para ninguém, Pedro Guilherme abriu larga vantagem já nos treinos, ficou em primeiro na nona etapa, segundo na décima e 1º lugar geral na somatória para os 50 anos da FMA.
Ao final do evento a FMA, assim como tem feito em todas as etapas do Mineiro de Kart, juntou-se ao presidente do Kart Clube Ipatinga e ao piloto Bruno Fusaro, representando os competidores, e repassou para a instituição Ação Social SOS Família, de Ipatinga, 166 kg de alimentos sendo 110 de arroz e 56 de feijão. Também foram doadas 22 latas de leite em pó.