Neste sábado (29) o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na região metropolitana, abrirá os seus portões para mais uma importante competição. Após sediar o GP Nacional no mês passado, a pista sediará a terceira rodada do Campeonato Mineiro.
A competição, que teve as três primeiras provas do ano nos meses de fevereiro, março e abril, é a mais importante do Estado e reúne pilotos de todas as regiões do estado. Farão parte das disputas de sábado as categorias Cadete, Júnior Menor, Super Master, F400 e Sprinter.
A categoria Sprinter, por sua vez, que reúne competidores das classes Júnior, Novato e Graduado, terá como grande atrativo o oferecimento de uma vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras. Esta competição, que oferece um prêmio de cerca de R$ 120 mil para o seu vencedor, seleciona pilotos em competições regionais ao redor do país e, no final do ano, coloca os 12 melhores em uma competição à parte para definir o ganhador do prêmio.
Alguns pilotos que não estão competindo regularmente no Mineiro já confirmaram a presença nesta etapa e devem, realmente, suar o macacão em busca desta oportunidade. Sérgio Sette Câmara é um desses exemplos. Participando atualmente da temporada europeia, o piloto veio ao Brasil com o objetivo de conquistar esta vaga. No último final de semana ele disputou o Super Kart Brasil, em São Paulo, e chega em Belo Horizonte pronto para lutar por esta conquista. Além dele, Lucas Nogueira, Pedro Guilherme Gomes, Júlio Wolff, Evandro Bambirra, dentre outros devem proporcionar uma grande disputa neste sábado.
Nas demais categorias a competitividade também deve ser bastante elevada. Tendo como característica os motores sorteados em todas as categorias, os tempos de voltam ficam muito próximos e as batalhas são definidas no arrojo e técnica de cada piloto.
A programação oficial desta etapa terá início na sexta-feira, com 40 minutos de treinos livres para cada classe. No sábado os karts voltam à pista para um rápido aquecimento que será seguido pela tomada de tempos e, depois, pelas duas baterias. Para efeito de classificação para a Seletiva Petrobras o dono da vaga será o que conquistar a maior soma de pontos nas duas provas, levando-se em conta a pontuação de pole-position e melhor volta. As tomadas de tempo começam as 9:30 da manhã, a primeira rodada de corridas às 10:30 e, as segundas baterias, terão seu início às 13:30h.