Neste final de semana, depois de cinco meses sem provas oficiais, a Fórmula Renault 3.5 abriu a temporada 2013 no tradicional Autódromo de Monza, no norte da Itália. Com 13 equipes inscritas e 26 pilotos no grid, as provas foram muito competitivas demonstrando, mais uma vez, o alto nível técnico da categoria.
Lucas Foresti foi um dos competidores que representou o Brasil. Estreando neste final de semana na sua segunda temporada da World Series, o piloto trabalhou bastante na pré-temporada e neste ano representará as cores da equipe inglesa Comtec.
Em um final de semana marcado pelo frio e chuva, Foresti conseguiu evoluir muito no acerto do carro. Com a maior parte do tempo de pista molhada, Lucas desenvolveu o acerto que o possibilitou já começar os treinos com a quinta posição, no primeiro treino livre da sexta-feira. Animado, daí por diante o piloto e a equipe Comtec trabalharam ajustes específicos do equipamento e partiram para a primeira tomada de tempos confiantes em uma boa colocação para a corrida 1. Infelizmente as condições climáticas acabaram por definir as posições do grid, uma vez que alguns pilotos fizeram esta sessão classificatória com a pista úmida e outros não conseguiram registrar seu tempo antes da chuva. Com isso, acabaram sendo prejudicados. Exatamente o aconteceu com Foresti que, quando foi registrar sua volta mais rápida, teve que abortar a saída em virtude de um acidente e, assim, ficou apenas com a 13ª posição.
Animado para a corrida, realizada com a pista seca, Foresti partiu confiante e já na partida ganhou algumas posições. Na primeira chicane, porém, acabou ficando sem espaço e caindo para o 15º lugar. Ele seguiu rápido e na busca por seus adversários conseguiu ganhar mais duas posições, mas, na volta seguinte, na freada para a segunda chicane, acabou sendo atingido no meio de seu carro por um concorrente. Com o carro completamente quebrado, ele teve que abandonar.
A equipe Comtec trabalhou muito para arrumar o equipamento para as atividades deste domingo. O trabalho foi recompensado já na tomada de tempos quando, com a marca de 1m48s809, Lucas ficou com o quinto tempo, garantindo assim um lugar na terceira fila do grid.
No início da tarde a largada para a prova foi autorizada. Lucas fez uma boa partida, mas já na primeira chicane acabou sendo tocado por um concorrente e tendo um dos pneus de seu carro rasgado. Sem ter como continuar, o piloto recolheu seu carro e abandonou a prova.
"Estou muito decepcionado. Trabalhamos muito, tive hoje a minha melhor posição de largada desde a minha estreia na categoria no ano passado. O carro estava muito bom, conseguimos andar a mais de 300 km/h no final do retão e nas curvas eu conseguia contornar até bem. Infelizmente as duas batidas me tiraram a possibilidade de bons resultados. O que levo de bom do final de semana, de qualquer forma, é a certeza de que nosso carro está competitivo e, tenho certeza, em breve estarei no pódio. Agradeço ao empenho de todos da equipe e estamos muito empenhados para os melhores resultados no decorrer do campeonato", explicou o piloto de 20 anos.