O piloto gaúcho Felipe Donato (Catelan & Cia. Ltda.) competiu no último final de semana (11 e 12) na 2ª etapa da Fórmula Futuro, realizada no autódromo Nelson Piquet, em Brasília (DF), e obteve ótimos resultados, conquistado o primeiro pódio da temporada.
Felipe destacou as dificuldades enfrentadas no desafiador autódromo. “Naturalmente já é muito difícil a corrida, mas neste autódromo foi ainda mais. Primeiro porque eu ainda não conhecia a pista. Depois porque é o traçado mais longo do campeonato, largo e com asfalto muito abrasivo, dificultando a adaptação e também para encontrar o melhor traçado. Para complicar ainda mais, nos dois primeiros treinos choveu, uma nova experiência para mim, de modo que ficaram apenas três breves treinos para conhecer a pista”, recorda Donato, gaúcho de Guarani das Missões.
Depois dos treinos livres o piloto conseguiu apenas a 9ª posição no grid de largada, mas mesmo assim estava confiante para a corrida. “Eu não sei o que ocorreu no classificatório, mas na corrida consegui mostrar boa performance. Larguei em 9º e fui conquistando as posições, fiz diversas ultrapassagens finalizando em terceiro, meu primeiro pódio nos fórmula. Foi realmente muito legal, agora quero buscar o degrau mais alto. O rendimento do equipamento estava muito bom e faltava apenas um setor para melhorar no traçado”, conta Donato, que “sofreu” apenas no final quando iniciou uma aproximação ao 2º colocado e começou a ‘perder’ a frente do carro. “Resolvi então que seria melhor terminar a prova com segurança. Depois o Dragão (chefe da equipe) me chamou para o lado e disse para olhar a válvula do pneu: tinha sido ‘degolada’ em uma ultrapassagem, quando houve toque roda com roda, e o pneu chegou com poucas libras, razão pela qual o carro estava escorregando”, completou.
A segunda corrida teve seu grid invertido a partir da oitava posição e Felipe Donato foi outra vez um dos destaques da segunda corrida, finalizando em quinto, resultado que não parece tão expressivo, mas que teve enorme valor para o piloto gaúcho. “Nas primeiras voltas perdi duas posições e cai para oitavo, por conta dos pneus. Eles chegaram na corrida anterior com pouca pressão e ficaram um pouco sujos”, conta Donato.
Depois que os pneus ficaram limpos Donato voltou a andar rápido e recuperou diversas posições, se aproximando do quarto colocado, com quem duelou por diversas voltas. Em uma das curvas, no entanto, ao tentar a ultrapassagem acabou rodando na sujeira deixada por outro concorrente, que também rodara. “Ainda consegui voltar na quinta posição. Foi muito bom, principalmente considerando que praticamente todos os outros já haviam treinado ou corrido na pista de Brasília. Com os resultados subi da 11ª para a 6ª colocação no campeonato e fico apenas pensando que se não fossem os problemas mecânicos em Interlagos, na 1ª etapa, eu poderia estar entre os ponteiros. Mas não adianta lamentar. Agora é somar o maior número de pontos possível e ver o resultado final com os dois descartes regulamentares”, projeta Felipe Donato.
Na etapa de Brasília da Fórmula Futuro o gaúcho Felipe Donato contou com o patrocínio da Catelan & Cia. Ltda., uma empresa familiar de sua cidade e que acredita no talento do jovem piloto.