publicidade
16/08/2011 18:17

Felipe Donato superou problemas e terminou em 2º em Interlagos

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer


Foto: Rafael Gagliano

Felipe Donato


A Fórmula Futuro, categoria idealizada pelo piloto de Fórmula 1 Felipe Massa para os jovens pilotos que saem do kart, teve iniciada a segunda metade de sua temporada no último final de semana (13 e 14) em Interlagos, São Paulo. E o piloto gaúcho Felipe Donato teve destacada participação na etapa, conquistando seu segundo pódio na categoria, um segundo lugar.

O resultado foi muito comemorado, pois embora tenha se destacado nos treinos, liderando dois dos oficiais, seu carro apresentava sérios problemas desde o início dos trabalhos. “A frente não ‘entrava’ de jeito nenhum. A equipe tentou resolver de todas as formas, mas não foi possível e este problema acabou sendo decisivo para uma melhor performance em todo o final de semana. Para a última corrida acabamos por sacrificar a velocidade dando mais asa dianteira, mas isso não solucionou o desequilíbrio do carro. Diante de todos estes problemas estou realmente muito satisfeito com os resultados”, avalia Donato.

A primeira das duas provas que compõem cada rodada começou com uma grande confusão logo na largada, que acabou prejudicando totalmente Felipe Donato. Um dos pilotos à frente do gaúcho largou mal e atrasou todos os demais. Depois ele fechou a porta na Curva do Lago e um piloto que vinha atrás não freou e acabou colidindo lateralmente contra o seu carro, furando o pneu e obrigando-o a parar no box para a troca e ao mesmo tempo ocasionando a colisão de outro carro contra o guard-rail, provocando a entrada do safety car. Com disputas muito acirradas Felipe Donato ainda conseguiu recuperar alguma posições e finalizou em 5º.

“Mesmo com todas as modificações o carro ainda continuava com sérios problemas. Era muito pesado, extremamente difícil de pilotar, mas deu pra salvar alguns pontos. O pior de tudo foi furar o pneu, pois desta forma o pneu colocado era usado, não foi calibrado e não tinha a mesma temperatura que os outros. Isso causou um desequilíbrio ainda maior no conjunto e também não possibilitou que se fizesse uma leitura técnica do carro para tentar corrigir o que estava errado”, avaliou Donato ao final da bateria.

Na segunda prova da etapa, agora largando em 4º, Felipe Donato fez uma prova excepcional e mostrou porque é considerando uma das promessas do automobilismo brasileiro, finalizando-a em 2º depois de liderar a prova. Segundo Donato, era muito difícil guiar o carro e, para melhorar os problemas de equilíbrio, ele optou por uma estratégia arriscada.

“Modificamos a regulagem da asa dianteira para ter um pouco mais de chão e em troca sacrifiquei a velocidade final de reta. Era a última tentativa de melhorar o carro”, conta o jovem piloto. “Teve uma pequena melhora, mas insuficiente. Fiz uma boa largada e depois de um acidente já estava em segundo lugar. Na relargada consegui assumir a ponta e abrir um pouco de distância, mas no final meu carro perdeu rendimento e passei a defender minha posição”, lembra Felipe Donato.

Quando faltavam duas voltas para o final Donato foi superado na reta de chegada, por fora, caindo para segundo. “Com isto deu pra ver nitidamente a diferença entre os carros. Forcei muito para voltar para a ponta, primeiro fui tocado pelo outro piloto e mesmo com um equipamento bem mais lento consegui acompanha-lo. Mas, como faltava apenas uma volta e também tinha que tomar cuidado com quem vinha em terceiro, era arriscado demais tentar uma aproximação mais efetiva. Estou muito feliz, pois diante de todas as dificuldades para pilotar, consegui ser rápido e constante, sem cometer erros, segurando a segunda colocação”, finaliza Felipe Donato.

Os resultados do final de semana colocaram Felipe Donato na 5ª posição na tabela de classificação da Fórmula Futuro 2011. O líder é o paranaense Jonathan Louis.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!