Chocado, assim como todo o automobilismo brasileiro de base, com o fim da Fórmula Futuro anunciado hoje, Johilton Pavlak, ex-piloto da categoria, fez um belo “desabafo” em seu blog e apresentou uma proposta "interessante": reunir os pilotos em uma pelada de futebol na reta de Interlagos. Só assim, segundo ele – e concordamos com isso – a grande imprensa poderá voltar seus olhos para o automobilismo.
Confiram o que diz Pavlak a respeito do fim da Fórmula Futuro:
O jeito para nos tornamos esportistas profissionais é só se montarmos o PFC: Pilotos Futebol Clube! Infelizmente hoje o automobilismo brasileiro dá mais um passo para trás. O que é pior, estou falando sobre a base do automobilismo, a desistência da Formula Futuro!
Como podemos lutar por um sonho, por um objetivo, nos sacrificar como é preciso e como muito de nós veem fazendo, para cada dia que passa a luz no fim do túnel ficar cada vez mais longe?
Fico triste pelo o automobilismo brasileiro perder, e consequentemente, nós pilotos também, uma categoria como era a Formula Futuro. Alô REDE GLOBO – Fórmula 1, alô BANDEIRANTES – Formula Indy, como o produto de vocês será uma mina de ouro sem pilotos brasileiros? Alô entidades: vão ficar paradas e ver aos poucos um esporte se acabar?
Entendo que a culpa não é apenas da RM Events ou só do Felipe Massa para este acontecimento. Isso começa pela educação e cultura que de um modo em geral o Brasil vêm pecando com nosso esporte a motor!
Gostaria de deixar claro de que a Fórmula Futuro de 2012 não fazia parte de meu projeto para o ano. Estou aqui, mostrando a indignação como piloto, em ver vários de meus colegas ter planejado o ano na mesma e tomar um grande “banho de água fria” com essa notícia de hoje!
Aproveito meu post, para propor para nós pilotos fazermos uma “pelada” (partida de futebol) na reta do Autódromo de Interlagos. De repente assim apareceremos mais, teremos mais apoio e seremos bem sucedidos no esporte!
Entristecedor um país, com o nível que tem de pilotos, com o histórico que tem no automobilismo mundial, vir desta maneira, dificuldades com patrocínios, poucos incentivos e agora com a perda de uma categoria!
Agora, creio que se o Felipe Massa tiver o propósito realmente, de, como para mim mesmo foi apresentado, de que, seu interesse era/é incentivar os pilotos brasileiros e a base do automobilismo, ele arrumará um jeito. Quero só ver!