publicidade
02/07/2008 09:59

Giancarlo Vilarinho disputa preliminar da F1 em Silverstone

Fonte: Dinho Leme Comunicação - Tiago Mendonça


Foto: Luca Bassani

Pedro Bianchini, Giancarlo Vilarinho, Tiago Geronimi e Henrique Martins disputarão a prova em Silverstone


Giancarlo Vilarinho disputa regularmente a Fórmula BMW Americana, mas desde o início do ano já sabia que faria duas participações especiais no campeonato do outro continente, a Fórmula BMW Européia. E não seriam etapas escolhidas ao acaso. A primeira, que marcou sua estréia no automobilismo, foi em Barcelona, na Espanha, na preliminar da Fórmula 1. A outra, marcada para o próximo fim de semana, será disputada em Silverstone, na Inglaterra, também integrando a programação da principal categoria do esporte a motor internacional. Os melhores cenários possíveis para que ele pudesse testar seu aprendizado.

 

Nos dois meses que separaram estas participações especiais, ele começou a temporada da Fórmula BMW Americana, onde fez as três rodadas duplas disputadas até aqui e alcançou dois pódios. Resultados que lhe deram a quarta posição na tabela de pontos e a vice-liderança entre os estreantes. “Desde o início do ano, venho crescendo bastante e os últimos resultados mostram a evolução do meu aprendizado, que é exatamente o que a Fórmula BMW Americana proporciona ao piloto”, afirma Giancarlo Vilarinho, de apenas 16 anos de idade. Ele parece estar se acostumando até mesmo à expectativa de correr em conjunto com a Fórmula 1.

 

Será seu terceiro fim de semana nestas condições e foi exatamente numa corrida assim que ele conquistou seu melhor resultado na categoria até o momento, chegando em segundo lugar na preliminar da Fórmula 1 em Montreal, no Canadá. Naquela prova, havia pilotos fazendo o caminho inverso: garotos que disputam a Fórmula BMW Européia estavam lá para uma participação extra na Fórmula BMW Americana, o que fez do grid o maior e o mais difícil da temporada. Este intercambio é absolutamente natural nas etapas programadas como preliminares da Fórmula 1.

 

Nelas, os organizadores provêm encontros com dirigentes e pilotos da equipe BMW Sauber – o sonho dos meninos que estão na categoria de base para o futuro. Um ponto que favorece Giancarlo Vilarinho para as duas provas deste fim de semana é o fato de ele conhecer o circuito de Silverstone, onde fez os testes oficiais da categoria, no início do ano. “Aquele treino foi importante porque ele pôde andar tanto com a pista seca quanto com o asfalto molhado”, destaca Paulo Carcasci, manager e coach do piloto, que o acompanha desde seus primeiros testes na Fórmula BMW Americana, em 2007.

 

“Nos últimos dois meses, o Gian teve uma evolução muito boa e acredito que nesta etapa ele terá condições de andar num ritmo superior ao que apresentou em Barcelona, que foi a estréia dele no automobilismo”, revela. A experiência pode ajudar, também, para a seqüência da Fórmula BMW Americana. Por contar com pilotos de mais países, o campeonato europeu é considerado o mais forte do mundo na categoria. Enfrentar estes garotos certamente trará uma bagagem a mais para Giancarlo Vilarinho. Os treinos em Silverstone começam nesta sexta-feira (4).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!