publicidade
01/12/2008 10:17

Giancarlo Vilarinho disputa prova que pode lhe garantir teste com um Fórmula 1

Fonte: Dinho Leme Comunicação - Tiago Mendonça


Foto: Beto Issa

Giancarlo Vilarinho


Giancarlo Vilarinho, de 16 anos, terá na próxima semana a oportunidade de se tornar o brasileiro mais jovem a pilotar um carro de Fórmula 1. Ele é o único representante do país inscrito para a Final Mundial da Fórmula BMW, marcada para o dia 7 de dezembro, no México. O evento reúne pilotos dos campeonatos americano, europeu e asiático da categoria para uma prova especial, que oferece ao vencedor um teste com o carro da equipe BMW Sauber de Fórmula 1, sempre cumprido no ano seguinte à conquista.

 

O prêmio permitiria a Giancarlo Vilarinho quebrar o recorde de Nelsinho Piquet. O atual piloto da Renault detém a marca de piloto brasileiro mais jovem a testar um Fórmula 1, por ter guiado o carro da Williams em 2003, aos 18 anos de idade. “A equipe que mais investe em novos talentos é a BMW e a maior prova disso é o fato deles oferecerem um teste de Fórmula 1 ao vencedor da Final Mundial. Com certeza, é o caminho mais rápido para guiar um carro da principal categoria do automobilismo”, afirma Giancarlo Vilarinho.

 

Mais rápido, mas nem por isso mais fácil. Para conseguir o prêmio ele precisa superar garotos muito mais experientes e que se destacaram em diferentes continentes, como o companheiro de equipe dele e campeão da Fórmula BMW Americana, o estadunidense Alexander Rossi, e o vencedor da Fórmula BMW Européia, a mais forte do mundo, o mexicano Esteban Gutierrez. “Sei que não será fácil, foi apenas o meu primeiro ano no automobilismo e o objetivo era aprender pensando em 2009, mas é claro que nunca deixei de pensar na vitória”.

 

E não há vitória mais importante do que a colocada em jogo no Autódromo Hermanos Rodriguez no próximo dia 7 de dezembro. “Um teste na Fórmula 1 mostra aos jovens pilotos exatamente o que eles podem atingir na carreira”, afirma Mario Thiessen, chefe da equipe BMW Sauber de Fórmula 1. Nas temporadas anteriores, os vencedores que tiveram esta oportunidade foram os alemães Marco Holzer (2005) e Christian Vietoris (2006). Já o austríaco Philipp Eng, vencedor do ano passado, terá seu teste exatamente no fim de semana da Final Mundial.

 

A vitória na decisão internacional seria o complemento perfeito para o primeiro ano de Giancarlo Vilarinho no automobilismo. Ele estreou em 2008 pela Fórmula BMW Americana (disputando também algumas provas na Fórmula BMW Européia). Terminou a temporada em sexto lugar, com quatro pódios, um deles num palco dos mais especiais: foi o segundo colocado na preliminar do GP do Canadá de Fórmula 1, vencido por Alexander Rossi. Em outra preliminar de Fórmula 1, no GP da Itália, fez a melhor volta.

  • 01/12/2008 16:41 Tomas Turbano De Paula

    Pera aí !!! se eu entendi bem, a manchete da notícia é enganosa. Na verdade o referido piloto não vai pilotar fórmula 1 nenhum, "SE" ele ganhar a referida corrida aí sim ele receberá como premio o referido teste com um F1. Mas, como o "SE" não existe, ele vai continuar no sonho.... "SE" eu ganhar na mega sena, eu juro que vou ficar contente. Segundo o dicionário, "SE" tem o seguinte significado: conjunção condicional (= caso, exprime condição, hipótese, exprime dúvida).Portanto, temos que tomar cuidado com notícias mal contadas, que tendem a contar uma situação que não existe de verdade. Vamos respeitar um pouco mais o jornalismo, afinal jornalismo de verdade tem que servir para contar notícias reais, e não imaginárias. Quem faz previsão do futuro é a mãe Dinah, e quem conta mentiras tentando vender isto como uma verdade, é no mínimo um autor de ficção científica.

  • 01/12/2008 19:49 Erno Drehmer - Kart Gaúcho

    Ola Tomas.Em parte, você tem razão. Mas o título da matéria - GIANCARLO VILARINHO DISPUTA TESTE COM UM FÓRMULA 1 NO MÉXICO - diz que ele DISPUTA TESTE, ou seja, luta para ter um teste na Fórmula 1. Não está afirmando, categoricamente, que ele PILOTARÁ ou TESTARÁ um F1. Porém, como entendo que, de certa forma, o título causa uma dúvida, já o modifiquei.Abraços e obrigado por sua audiência.Erno