O piloto mineiro Guilherme Silva (PHV Engenharia | Leadership | Centauro | INFO2) disputou neste final de semana (6 e 7) a rodada de abertura do Campeonato ALPS da Fórmula Renault 2.0. Com o carro #6 da equipe Koiranen GP, atual campeã da categoria, o jovem de 18 anos mostrou que realmente veio nesta temporada para lutar por vitórias. Ele conquistou a sexta posição na corrida de sábado e na prova de domingo chegou na terceira posição.
As disputas foram realizadas em sistema de rodada dupla e tiveram vez no Autódromo de Vallelunga, nos arredores de Roma, na Itália. 36 pilotos participaram das disputas demonstrando, desta forma, que o campeonato é um dos mais competitivos do automobilismo atual.
Silva teve um final de semana de muito trabalho. Enfrentando condições de pista seca e molhada ao longo das atividades, o piloto de Belo Horizonte conseguiu, junto à seu engenheiro e mecânicos, encontrar um ajuste ideal para ambas as condições de pista. Com o tempo de 1m32s928 ele garantiu a décima posição no grid de largada para a primeira prova. A sua segunda melhor marca lhe garantiu a oitava posição para a prova de domingo.
Na corrida de sábado, após uma boa largada, Guilherme conseguiu ganhar posições e nas primeiras voltas fez belas ultrapassagens chegando ao sexto lugar. Depois disso, como os líderes já haviam aberto certa vantagem, o piloto não conseguiu mais buscá-los e, deste modo, muito pressionado, teve de segurar a sua posição até a bandeirada final.
A corrida de encerramento da temporada foi na manhã de domingo. Após uma boa largada Guilherme conseguiu ganhar uma posição, mas a prova teve de ser paralisada em virtude de um acidente. Na relargada o mineiro, novamente, partiu muito bem. Com três voltas completadas ele já aparecia na quarta posição. Aproveitando-se de um enrosco entre os dois primeiros, Guilherme pulou, na oitava volta, para a segunda posição. Muito pressionado, porém, com 11 voltas ele acabou caindo para a terceira posição. Com garra e determinação ele conseguiu se segurar nesta posição até a bandeirada final e, com isso, encerrou a primeira rodada do ano no pódio.
"Foi um final de semana bom. Os resultados foram bons e nos animam a trabalhar ainda mais. Porém, nós precisamos evoluir mais o carro. Nossa equipe é competitiva e temos potencial para brigar pelas vitórias. Aqui nosso carro não acompanhava os mais velozes da pista, mas tenho certeza que, na abertura da Eurocup, já lutaremos pela pole-position e as vitórias", comentou de forma tranquila o piloto.