Neste domingo (27) o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália, recebeu a última prova da terceira rodada do Campeonato Alps de Fórmula Renault. Competindo pela equipe austríaca Interwetten.com Racing, o brasileiro Guilherme Silva (Centauro | EPO Engenharia | Info2) finalizou a prova na sétima posição.
A programação do final de semana começou na sexta-feira, com três sessões de treinos livres. Silva, que nunca havia estado naquele circuito, trabalhou bastante com seus mecânicos e engenheiro em busca de se adaptar e buscar os melhores ajustes para a tomada de tempos. Melhorando a cada entrada na pista, o piloto registrou a sua melhor marca na última sessão do dia, ficando com a quinta posição entre os 28 pilotos inscritos.
Animado, o brasileiro chegou na pista no sábado disposto a lutar por um lugar nas primeiras filas. Porém, o que ele não contava é que em suas voltas mais velozes da classificação fosse encontrar retardatários nos pontos mais lentos da pista. Com isso ele não conseguiu extrair o melhor do carro e registrou o tempo de 1m45s041, que lhe rendeu apenas a 17ª posição do grid para a primeira corrida. A segunda melhor volta também lhe proporcionou o 17º lugar para o domingo.
Com o objetivo de fazer uma corrida em busca dos primeiros lugares, Silva largou bem na prova de sábado. Com determinação o piloto conseguiu superar alguns adversários e já vinha na 14ª posição quando acabou sendo tocado e rodou na pista. Rapidamente o piloto conseguiu voltar, mas caiu para o 18º lugar. Sem desanimar, Guilherme impôs um forte ritmo e conseguiu recuperar cinco posições, finalizando a corrida na 13ª posição.
Neste domingo a história foi um pouco melhor. Usando a mesma estratégia de sábado, Guilherme fez uma largada exemplar e conseguiu ganhar uma posição ainda na primeira volta. Com muita técnica e realizando ultrapassagens arrojadas, que já se tornou sua marca registrada, Silva literalmente escalou o pelotão. Com nove voltas completadas ele já ocupava a sexta posição, mas sob forte pressão. Na 13ª volta ele acabou sendo superado e caindo para o oitavo lugar, mas na volta seguinte conseguiu recuperar ainda uma posição para receber a bandeirada em sétimo.
“O final de semana foi de muito trabalho na equipe. A pista e o carro melhoraram muito na sexta-feira e encerramos o dia com minha melhor posição em treinos da temporada. No sábado, porém, na tomada de tempos, não consegui uma volta limpa e acabei ficando muito atrás para a largada das duas corridas. Na corrida de sábado, pela primeira vez no ano, acabei sendo tocado e rodando. Consegui manter o carro na pista e voltar, mas, com os pneus bem desgastados por esta manobra, o carro piorou muito. Mesmo assim consegui ganhar umas posições. Mudamos todo o setup do carro para hoje, mas, sinceramente, não mudou muito. Consegui fazer boas ultrapassagens na corrida e terminar em sétimo foi bom para o campeonato”, analisou o piloto.
Após as seis primeiras corridas do Alps, Guilherme Silva ocupa a sétima posição na classificação, com 26 pontos conquistados. A próxima etapa deste campeonato será daqui um mês, entre os dias 22 e 24 de junho, no autódromo de Spa-Francorchamos, na Bélgica.