Foi encerrada ontem, dia 25, no Autódromo de Motorland, em Alcaniz, na Espanha, a primeira rodada de testes coletivos para a temporada 2013 da Fórmula Renault 2.0. 36 pilotos de várias partes do mundo participaram das atividades que marcaram a estreia dos times com os novos carros da categoria.
Um dos brasileiros que participou dos dois dias de atividades foi o mineiro Guilherme Silva (Centauro | EPO Engenharia | Info2). Iniciando os trabalhos de 2013 com a sua nova equipe, a finlandesa Koiranen GP, o brasileiro deu cerca de 150 voltas na pista situada a cerca de 200 km de Barcelona.
Com um cronograma de trabalho bem definido, Guilherme e seu engenheiro buscaram como primeiro objetivo o conhecimento do novo conjunto. Diante de dois dias de muito frio, com temperaturas que chegaram a níveis negativos, o brasileiro trouxe à equipe importantes dados de telemetria, bem como testou vários componentes que foram modificados.
A alta competitividade da categoria parece que, por mais um ano, será a tônica da temporada. Já neste primeiro teste mais de vinte pilotos finalizaram o segundo dia no mesmo segundo, prenúncio de disputas muito acirradas no decorrer do ano.
No primeiro dia de testes Guilherme optou por não utilizar pneus novos e mesmo assim estabeleceu como sua melhor marca o tempo de 1m57s228, que lhe rendeu a 13ª posição. Ontem, ao final do segundo dia, Guilherme baixou em mais de um segundo a sua marca e estabeleceu como melhor tempo das quatro sessões a marca de 1m56s207.
A temporada oficial da Fórmula Renault Eurocup será iniciada apenas no final de abril, neste mesmo autódromo. Porém, os testes coletivos seguem no decorrer de todo o mês de março. Na semana que vem, nos dias cinco e seis, os carros da Renault voltam a acelerar. Desta vez o palco o palco será o belíssimo circuito de Paul Ricard, na região sul da França.