Pela primeira vez em sua carreira no automobilismo o piloto brasileiro Guilherme Silva (Centauro | EPO Engenharia | Info2) encarou neste final de semana (11 à 13) o difícil desafio de competir em um circuito de rua. Pelo Campeonato ALPS de F-Renault os motores roncaram na pista montada às margens da estação ferroviária de Pau, na França, que teve neste evento a sua 71ª edição.
Vindo de uma boa atuação na abertura do Campeonato Eurocup, Silva e a equipe Interwetten.com Racing sabiam que esta seria uma das provas mais difíceis do calendário e, para isso, se prepararam bastante em termos de equipamento e pilotagem.
Como o evento reuniu várias categorias nas históricas ruas francesas, a F-Renault teve um cronograma diferente do usual e, com apenas uma hora de treinos livres na sexta-feira, os pilotos tiveram de deixar pronto todo o acerto do carro para a tomada de tempos, realizada na manhã de sábado. Nesta sessão classificatória, dividida em dois grupos em função do grande número de carros, o melhor tempo registrado pelo piloto lhe rendeu a posição de largada na primeira corrida da rodada e, a segunda melhor volta, a posição para a largada de domingo. Guilherme estava com o carro bem acertado, mas três interrupções com bandeira vermelha em seu grupo acabaram por lhe tirar a possibilidade de extrair o melhor de seu equipamentos e, com isso, ele largou na 13ª posição no sábado e, em 10º, no domingo.
Sabendo dos perigos e da dificuldade de ultrapassar nesta pista, Guilherme se concentrou bastante e partiu para a primeira prova. Com uma largada perfeita o piloto tomou a linha de fora do pelotão para a primeira curva e, já nesta manobra, conseguiu algumas ultrapassagens. Duas voltas depois, em uma manobra arrojada, ele colocou o carro de lado e fez grande ultrapassagem sobre um dos principais pilotos da competição. Com um bom ritmo Guilherme já buscava o que lhe renderia a sétima posição quando, de repente, a roda traseira esquerda de seu carro se rompeu, obrigando o piloto a abandonar a corrida.
Na prova de domingo, largando um pouco mais à frente, Guilherme tentou usar a mesma estratégia na largada, mas, desta vez, a pista acabou ficando bloqueada em sua frente e, deste modo, perdeu duas posições, caindo para o 12º lugar. Com concentração extrema e um ritmo muito veloz, Guilherme conseguiu, mais uma vez, espaço entre as “guias” para ultrapassar os concorrentes e ganhar mais posições. Ao final das 21 voltas o brasileiro cruzou a linha de chegada na sétima posição, garantindo assim mais importantes pontos para o campeonato.
“Foi um final de semana muito difícil para nós. Como nossa categoria tem muitos carros e tivemos apenas uma hora de treino livre, várias bandeiras vermelhas aconteceram e acabaram prejudicando um pouco o nosso desenvolvimento do carro. Na corrida de sábado consegui uma boa linha na largada, passei vários caras e, de repente, a roda quebrou. No domingo, tentei a mesma estratégia na largada, mas, com a pista bloqueada na minha frente, acabei perdendo duas posições. Consegui passar alguns caras e terminar em sétimo, acabou sendo bom para o campeonato”, finalizou o representante da Centauro | EPO Engenharia | Info2.
Após as quatro primeiras corridas do ALPS Guilherme Silva ocupa a sétima posição na classificação, com 20 pontos conquistados. A próxima etapa deste campeonato será daqui duas semanas, entre os dias 25 e 27, no autódromo de Ímola, na Itália.