Depois de rodar quase 700 quilômetros pelo circuito de Barcelona com o carro da Eurocup Formula Renault 2.0 da equipe italiana JD Motorsport, o piloto brasileiro João Vieira, 18 aos, deu por encerrados os trabalhos neste ano. E o fez de forma auspiciosa, pois a prática não apenas permitiu que ele se acostumasse bem ao carro, depois de 148 voltas cronometradas, como também mostrou uma bela evolução. A categoria patrocinada pela Renault é a principal opção do tocantinense, que disputou o Italiano de Fórmula 4 em 2014 e 2015.
No primeiro dia de treinos, 7 de dezembro, João se dedicou a pegar mais a mão do carro, razão pela qual limitou-se a usar um único jogo de pneus. O tempo foi de 1:44.1 e o grupo de apoio do piloto recebeu com bom grado a atitude da equipe. “Não dá para queimar pneu com quem está pegando a mão do carro”, disse seu pai e principal responsável por sua carreira, o empresário e ex-dirigente Antônio Vieira.
Já no segundo e último dia (8), já acostumado ao carro e ao famoso circuito espanhol, João fez uso dos jogos de pneus de que dispunha e fechou o dia com 1:42.730, o que representou estar próximo 0.097 do recorde oficial da categoria, que é 1:42.633.
O piloto achou o time organizado e com um método de trabalho bem eficiente. “Cada carro tem um engenheiro só para ele e ninguém mexe na calibragem dos pneus, a não ser o seu engenheiro”, exemplificou.
A JD já encerrou os trabalhos neste ano e a partir de 15 de dezembro, por força do regulamento, os treinos da categoria estão proibidos. “Só vamos poder treinar em março”, disse João, referindo-se à preparação de pré-temporada. “Eu fiquei satisfeito com o teste porque deu para aprender bastante e evoluir bem de um dia para o outro. Agora é correr para fechar os patrocínios e decidir o quanto antes o que vou fazer em 2016”, completou, não sem antes reconhecer estar muito próximo da Fórmula Renault Europeia.