O carioca Luir Miranda pode conquistar neste fim de semana, em São Paulo, sua terceira vitória na temporada 2011 da Fórmula Futuro, categoria apadrinhada por Felipe Massa que volta ao autódromo de Interlagos para a quarta rodada dupla do calendário.
Líder do campeonato com 11 pontos de vantagem para o segundo colocado, o mineiro Guilherme Silva (74 a 63), Miranda atravessa boa fase em sua temporada de estreia no automobilismo, com a conquista de cinco pódios em seis corridas realizadas pela categoria neste ano.
Foram duas vitórias (Brasília e Londrina), dois segundos lugares (São Paulo e Londrina) e uma terceira colocação (São Paulo), que renderam ao piloto do Rio de Janeiro a liderança isolada da temporada 2011 da Fórmula Futuro.
A boa fase que atravessa em seu primeiro campeonato de monopostos, no entanto, não tirou de Luir Miranda o foco na constante busca pela evolução na categoria. Alçado à condição de líder pela segunda vez na temporada, ele mantém os pés no chão para a etapa de São Paulo e diz que espera muitas dificuldades no retorno da categoria ao principal autódromo do país.
"É sempre muito positivo chegar a uma corrida como líder do campeonato, mas para dizer a verdade não estou pensando muito nisso. Só chegamos à metade da temporada, e a partir de agora é que as coisas vão começar realmente a se definir. Então preciso me manter competitivo para seguir na briga. E a melhor maneira de fazer com que isso aconteça é manter a humildade e continuar buscando aprendizado", comentou o piloto.
Aos 17 anos de idade, Luir Miranda é campeão brasileiro de kart e sempre se orgulhou em divulgar que começou a carreira em pistas de kart indoor - modalidade que teve seu auge no Brasil no final dos anos 1990, mas que até hoje atrai milhares de pessoas a pistas de aluguel por todo o país.
Da experiência nas categorias de base, ele tirou lições que estão sendo aplicadas neste ano em sua temporada de estreia em competições de monopostos. "Aprendi muito coisa no kart, tanto nas pistas de aluguel quanto nos campeonatos oficiais que disputo. E uma delas foi a de reconhecer o alto nível de exigência do automobilismo. Estou focado em vencer pela terceira vez no ano, mas muitos outros pilotos também trabalham para chegar ao alto do pódio neste fim de semana. Sendo assim, vou ter que chegar à pista com a mesma motivação com a qual busquei minha primeira vitória", encerrou o carioca, de apenas 17 anos de idade.
As atividades da Fórmula Futuro Fiat, que integra o Racing Festival juntamente com o Trofeo Linea e as séries de moto 600 Hornet e CB300 R, serão abertas hoje (sexta) com três sessões de treinos livres. A tomada classificatória e a sétima etapa estão marcadas para a tarde de sábado, enquanto a prova de complemento da rodada dupla será disputada na manhã do domingo. Ingressos gratuitos estarão disponíveis nas bilheterias do autódromo sábado (8 às 17 h) e domingo (8 às 14 horas).