publicidade
18/04/2012 14:50

Notícia amarga: organizadores confirmam o fim da Fórmula Futuro

Fonte: MF2


Foto: Carsten Horst

Pouco mais de dois anos depois de sua estreia nos autódromos brasileiros, onde foi introduzida com o propósito de contribuir para o fortalecimento da base do automobilismo nacional, a Fórmula Futuro deixará de ser disputada. A decisão foi anunciada hoje pelos organizadores da categoria, que confirmaram a abertura do Racing Festival - agora constituído pela Copa Fiat e a recém-criada R1 GP 1000 (motos) - para dias 2 e 3 de junho em Londrina (PR).

A Fórmula Futuro nasceu da preocupação de Felipe Massa com a continuidade da representação do Brasil na Fórmula 1 e evitar que a garotada saísse do kart diretamente para o exterior, sem a devida experiência de vida e de pista. Nas duas temporadas, vencidas respectivamente pelo carioca Nicolas Costa e pelo mineiro Guilherme Silva, contou com grid médio em torno de 10 carros.

Nem mesmo o baixo orçamento, sem comparação com qualquer similar existente em outros centros importantes do esporte a motor, o atraente pacote promocional (provas ao vivo no SporTv, por TV na Internet e compactos na TV Globo, entre outras contrapartidas de mídia) e uma estrutura técnica profissional foram capazes de ampliar o número de participantes. Sem a garantia de adesão expressiva, decorrente em grande parte do momento difícil atravessado no país pelo kartismo, a RM Racing Events, empresa detentora dos direitos da Fórmula Futuro, entendeu que a melhor alternativa seria possibilitar aos pilotos já comprometidos com a série procurar outros caminhos em 2012.

Os dirigentes da RM Racing Events admitem que a medida amarga foi inevitável e estão fechando o balanço da Fórmula Futuro com a consciência de que tudo foi feito para a sobrevivência da única categoria-escola do nosso automobilismo. Como consolo, comemoram o fato de a semente plantada já começar a dar frutos que poderão ser colhidos adiante. "Os investimentos foram pesados, mas a conta não estava fechando. Foram mais de R$ 2 milhões nos procedimentos de importação dos carros de última geração, mais de R$ 800 mil em prêmios para os campeões ingressarem em outras séries na Europa, subsídios da ordem de cerca de R$ 900 mil reais para pilotos saídos do kart, R$ 200 mil na contratação de engenheiros qualificados e em torno de R$ 3 milhões na parceria técnica de preparação, manutenção e operação da categoria", justifica Carlinhos Romagnolli, executivo da RM Racing Events.

No mês passado, Nicolas Costa se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma corrida da Fórmula Abarth, ao conquistar uma etapa da rodada do Campeonato Europeu em Valência (Espanha). Costa foi também o primeiro piloto do Brasil a integrar a Ferrari Drivers Academy, projeto criado pela lendária equipe italiana para lapidar jovens com potencial para alcançar a Fórmula 1. "Essa é uma prova de que o conceito da Fórmula Futuro estava correto. Mas não poderíamos prosseguir neste quadro de dificuldades, agravado pela retração dos patrocinadores", desabafa Romagnolli. "Nosso projeto de captação de recursos via lei de incentivo ao esporte do Governo Federal foi rejeitado com a alegação de que a categoria contava com apoio de empresas, mas na verdade todas elas eram originárias da Copa Fiat. Não tivemos o mesmo tratamento de outros agentes do esporte", critica.

Romagnolli faz questão de agradecer à confiança da Fiat e da Pirelli, parceiras de primeira hora e comprometidas com a permanência na Fórmula Futuro, mas diz que as perdas financeiras acumuladas ao longo do período obrigaram ao desligamento definitivo dos motores da Fórmula Futuro. "Não poderíamos permitir que o prejuízo aumentasse", observa, acrescentando que os pilotos já assinados com a organização terão os valores desembolsados para o credenciamento do campeonato integral e imediatamente devolvidos.

  • 18/04/2012 14:56 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    "Sem a garantia de adesão expressiva, decorrente em grande parte do momento difícil atravessado no país pelo kartismo"... O alegado 'momento difícil atravessado pelo kartismo' é o responsável pelo pacote não atrair os pilotos?

  • 18/04/2012 17:21 Carlos Giacomello

    Grande opoprtunidade para a Fórmula 1.6 buscar os pilotos que ficaram orfãos.

  • 18/04/2012 18:04 Thiago

    Totalmente previsivel o cancelamento dessa categoria pela falta de visão dos organizadores, que em momento algum cederam nos preços para atrairem novos pilotos na categoria. Uma categoria que se intiula como categoria escola, jamais pode ter o seu preço como tanto queriam os organizadores! E tem mais...CATEGORIA ESCOLA= Treinos + treinos + treinos e muitas corridas! Poderiam cobrar os R$200.000,00 com provas de 15 em 15 dias e treinos inclusos toda semana! Ai sim valeira..Mas R$200.000,00 pra uma categoria de miseros 7 pilots onde nada aprendem por mais que achem que aprendem algo, com miseras 6 provas ,rodada tripla dessa vez, com treinos a parte por preços altissimos, que levariam a participação competitivamente a mais de R$300.000,00 onde vemos pilots treinando ate de F3 para andar de Future..... Sinto, mas relamente esta tudo errado.. Ainda bem que cancelaram!! Espero que volte ano que vem mas com o conceito diferente! Ainda tem a arrogancia de falar que pagaram R$2.000.000,00 em 20 carros! A conta é facinha..Se tivessem colocado no grid os 20 carros cobrando R$50.000,00 nesses dois anos ja teriam pago os carros!MAs mesmo assim os carros estão pagos levando em conta que o primeiro ano foi cobrado R$280.000,00 e no segundo ano R$230.000,00 os 7 a 10 pilotos ja pagram os carros e ja deram dim dim para os organizadores!! E como diz mesmo o chefe da categoria..Ganhamos dinheiro com os patrocinadores, não com oque cobramos de vcs pilotos!! Oque deu errado???

  • 18/04/2012 19:00 Claudia Laurita

    " Olhando do Alto" como diria nosso querido Nelson Piquet, acredito estar o problema não na iniciativa, que foi na minha opinião a melhor dos últimos tempos no automobilismo brasileiro. Não também na falta de pilotos, que apesar de ser " palpável" só existe pelo mesmo problema que sempre existiu desde bem antes de quando eu me atreví a participar/acompanhar o kartismo. A GANÂNCIA dos fabricantes e organizadores, a ausência SEMPRE presente das federações e confederações, que no fundo só têm caráter arrecadatório ( Só aparecem na hora de RECEBER OS CHEQUES !!! ) e por um detalhe que ainda não tive a capacidade de entender... Porque o AUTOMOBILISMO tem de ser tratado/mantido como um esporte de elite ? Porque só os ricos têm oportunidades e porque somente sobre eles o foco sempre está ? O problema é CULTURAL !!! Acredito que se o kartismo ( A BASE É MUITO IMPORTANTE SIM !!! ) fosse aberto a MUITOS pilotos, independentes de seu poder aquisitivo, com certeza lá na frente, qualquer campeonato/iniciativa será muito bem aproveitado por todos... Para isto é preciso DIMINUIR DRÁSTICAMENTE OS CUSTOS DESDE O KARTISMO!!! Sei que é difícil, mas acho que não é impossível... Parabéns então ao Felipe, ao Dudu Massa, A RM Events, a Fiat e a todos os que se esforçaram para levar a categoria até onde foi ! Vocês devem se orgulhar, pois fizeram o que podiam, eu sei. Fica então MAIS UMA mensagem para os " cartolas" do nosso esporte.

  • 18/04/2012 22:55 Marcelo Daineze

    Esse país é uma palhaçada... Cambada de políticos incompetentes ou competentes para os bolsos deles... Não aprovaram a Lei de incentivo ao esporte para a Fórmula Futuro??? Engraçado, mas para o pobrezinho do Sr. Émerson Fittipaldi eles aprovaram R$ 1.000.000,00 para a formação do piloto Pietro Fittipaldi, que nasceu e mora nos EUA, ou seja, nem brasileiro é... Muito triste ver o quanto somos enganados...

  • 19/04/2012 01:20 Gianfranco Sampogna

    E aos premiados pela cba para formula futuro para 2012, o premio não valerá mais, qual contrapartida a cba dará quem criou expectativa em mudar de categoria e iniciar sua carreira nos formulas.

  • 22/04/2012 20:32 Fernando França

    sobre a lei de incentivo concedida ao Emerson, fica a revolta de um pai de ex piloto por falta de grana,e que ainda vivemos uma monarquia (passa de pai para filho) e nao temos oportunidades iguais aos monarcas.. mas senhores pais nao desitam por favor...

  • 24/04/2012 20:32 Jokka Muller

    PESSOAL... ESSA NÃO É A PRIMEIRA E NEM VAI SER A ULTIMA VEZ QUE ESSES DIRIGENTES INCOMPETENTES VÃO DIZER QUE A FORMULA..TAL. ACABOU.
    TRABALHO A MUITO TEMPO COM CARROS DE CORRIDA E JÁ VI ELES ACABAREM COM A FORMULA FORD....FORMULA CHEVROLET..FORMULA JUNIOR...FORMULA F5...ESPRON...ETÇ...ETÇ...ETÇ....
    ELES AINDA TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE FAZEM DE TUDO PARA FAVORECER AOS PILOTOS..NÃO DEU DINHEIRO....A FESTA ACABA.
    AFINAL DE CONTAS...O DINHEIRO ESTÁ NA..STOCKCAR...FORMULA LINEA...E POR AÍ VAI.........QUEM CONHECE SABE DO QUE EU ESTOU FALANDO.