publicidade
04/08/2011 09:28

Olin Galli e João Pedro Archer estarão no grid da Fórmula Futuro em 2012

Fonte: MF2


Foto: Divulgação

Gardano, com Archer, Galli e Louis


O carioca Olin Galli, o mineiro João Pedro Archer e o paranaense Jonathan Louis ganharam as bolsas oferecidas pelos organizadores do Racing Festival aos melhores graduados do Campeonato Brasileiro de Kart de 2011. Galli, segundo colocado no fim de semana passado em Vespasiano (MG), receberá 70% de subsídio para disputar a Fórmula Futuro Fiat na próxima temporada, contra 50% de Archer e 30% de Louis. Por superar a idade-limite de 20 anos, o campeão Rafael Suzuki não estava habilitado à premiação.

É o segundo ano seguido que o Racing Festival proporciona descontos substanciais para facilitar o acesso das revelações do kart à categoria-escola lançada por Felipe Massa. No caso de Galli, que acaba de completar apenas 15 anos, o orçamento para sua estreia nas pistas ficará em apenas R$ 66 mil. "Sem esse prêmio, eu não teria como subir para a Fórmula Futuro. Já está difícil correr até no kart, aonde se chega a gastar R$ 150 mil por temporada", agradeceu o tricampeão carioca e bicampeão brasileiro da classe júnior.

Terceiro colocado "em casa", Archer disse que a Fórmula Futuro já estava em seus planos independentemente dos resultados em Vespasiano. "A categoria é ótima, supercompetitiva e tem excelente exposição de mídia que facilita o contato com patrocinadores. Mas esse prêmio ajuda demais da conta", lembra, com o inconfundível sotaque mineiro. Archer, a exemplo de Galli, jamais acelerou um monoposto, mas também não pretende chegar totalmente cru na Fórmula Futuro. "Quero ver se antes do fim do ano faço um treininho em outra categoria porque a concorrência será forte em 2012, com uma molecada já com experiência do carro", explicou Archer, cujos pontos altos no currículo esportivo são o título no GP Brasil e o bicampeonato mineiro de kart.

Os primeiros beneficiários da bolsa estão correspondendo plenamente à confiança dos promotores da Fórmula Futuro Fiat. O paulista Victor Franzoni, caçula do grid desta temporada com 15 anos, ganhou logo em sua segunda corrida em Interlagos, enquanto o mineiro Guilherme Silva, vencedor em Brasília, chegou a liderar o campeonato depois da quarta etapa. O gaúcho Felipe Donato também tem um pódio pelo 3º lugar na Capital Federal como resultado mais expressivo até o momento. Neste fim de semana, Franzoni aproveita a brecha no calendário para correr a rodada dupla do Campeonato Europeu de Fórmula Abarth em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Louis poderá fazer o terceiro campeonato da Fórmula Futuro Fiat. Ele foi o primeiro piloto a estrear com a idade mínima de 15 anos em 2010 e ganhou a prova do encerramento do calendário em Santa Cruz do Sul. Começou 2011 com o pé direito ao ganhar a primeira etapa em Interlagos. Ocupa a terceira posição na classificação com 62 pontos, apenas um atrás do vice-líder Guilherme Silva e 12 atrás do primeiro colocado Luir Miranda.

A RM Racing Events, organizadora do Racing Festival, esteve representada no Campeonato Brasileiro de Kart por Beto Gardano, responsável pela área técnica do Trofeo Linea. O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli, FPT Powertrain Technologies e Sundown Motos, apoio Sada Transportes e Iveco e realização da RM Racing Events.

  • 04/08/2011 11:50 Carlos Giacomello

    Pra quem quiser fazer "um treininho" com um monoposto antes de entrar na Fórmula Futuro, o gaúcho de fórmula 1.6 é uma excelente alternativa.
    Custo baixo, carros potentes e muita disputa por posições, fruto do grid próximo de 20 carros.
    Acessem www.formulars.com.br. Lá tem todas as informações ncessárias.