Uma sucessão de quebras dos discos de freios - nada menos de quatro ao longo das duas sessões deste domingo no circuito espanhol de Motorland Aragón - provocou o desgaste prematuro do único jogo de pneus fornecido pela organização da categoria e complicou a abertura dos testes de pré-temporada do brasileiro Victor Franzoni na Fórmula Renault europeia.
Pela manhã, embora já sentindo o efeito dos problemas que apenas se agravaram durante o dia, Franzoni ainda fechou os ensaios na 6ª colocação entre os 35 pilotos que desafiaram o frio intenso na região de Alcañiz - a temperatura ambiente mal passou dos 4 graus. À tarde, com os pneus longe das condições ideais, o paulista da Koiranen Motorsport perdeu rendimento e terminou em 19º.
Franzoni é um dos três brasileiros no campeonato, ao lado de Guilherme Silva, seu companheiro na equipe finlandesa, e de Felipe Fraga, da britânica Manor. Os treinos em Motorland são os primeiros das três baterias que antecederão à etapa inaugural nesta mesma pista no final de abril e serviram para dar aos pilotos o contato inicial com o novo carro, renovado na aerodinâmica das laterais e do sistema de montagem do monocoque.
O mais rápido foi o francês Esteban Ocon, com o tempo de 1min56s300 estabelecido pela manhã com o carro da ART. Franzoni ficou animado com o potencial revelado, já que a marca de 1min57s100 nos treinos matinais foi significativa diante dos problemas enfrentados. "Além de tudo, a pressão de um dos pneus foi caindo e a equipe demorou para notar. Acho que o segundo dia tem tudo para ser bem melhor", afirmou.
Nesta segunda-feira, as equipes poderão dispor de dois jogos de pneus 0K. A Koiranen, no entanto, já decidiu guardar um para os testes de março em Barcelona, pista onde o consumo dos pneus é reconhecidamente elevado. Pela programação estabelecida pela equipe, Franzoni deverá usar um set de pneus novos logo no início da manhã. Segundo a meteorologia, que acertou ao antecipar a neve que cancelou os treinos da Fórmula Renault 3.5 na véspera, o frio intenso deverá continuar.