publicidade
10/05/2012 15:35

Victor Franzoni, sem carta de motorista, corre nas ruas de Pau pela Fórmula Renault Alps

Fonte: MF2


Foto: Divulgação

Victor Franzoni


Com a meta de conquistar os primeiros pontos na Fórmula Renault Alps, o paulista Victor Franzoni (Novac Sports) estreará neste fim de semana em um circuito de rua. É uma situação curiosa: com apenas 16 anos e ainda sem carta de motorista, Franzoni é um dos quatro brasileiros que participarão do tradicional Grande Prêmio de Pau, cidade francesa localizada próximo à fronteira com Espanha e aos pés dos Montes Pireneus. Além de Franzoni, estarão presentes aos treinos coletivos da sexta-feira o mineiro Guilherme Silva, o paraense Felipe Fraga e o brasiliense Gustavo Lima.

Revelação da Fórmula Futuro, na qual se tornou aos 15 anos o mais jovem piloto a ganhar uma prova válida por campeonato brasileiro, Franzoni enfrentou um início de calendário complicado, bateu na primeira etapa e "zerou" na rodada dupla inaugural em Monza (Itália) em março. Apesar da confiança em terminar as duas etapas da França entre os 10 melhores, Franzoni descobriu que a tarefa não será das mais fáceis. Ele já fez o reconhecimento do traçado de 2.730 metros, estreito, permanentemente cercado de muros e com trechos em subida e descida, e ficou impressionado. "É muito legal, mas também muito difícil, porque não há margem de erro e só teremos um único treino livre antes da tomada classificatória. Ainda bem que quase ninguém andou aqui antes, o que deixa tudo igual para todos", comentou.

Franzoni é um dos sete pilotos da Koiranen Motorsport, equipe finlandesa que lidera a classificação do campeonato de pilotos com o russo Daniil Kvyat, vencedor das provas em Monza e com 53 pontos. Guilherme Silva, campeão da Fórmula Futuro no ano passado, é o 7º colocado com 14 e o único brasileiro na tabela de pontos pela Interwetten.com. Fraga defende a Tech 1 Racing.

A programação do Grande Prêmio de Pau, na qual estão incluídas ainda categorias como a Fórmula 3 europeia e Porsche Cup, será aberta amanhã. Os carros da Fórmula Renault Alps entrarão na pista às 11h35 (Brasília) para uma hora de testes. No sábado, em função das acanhadas dimensões do circuito, os mais de 30 pilotos inscritos serão divididos em dois grupos para a tomada classificatória.

O grid da corrida de sábado será formado de acordo com os melhores tempos, enquanto o da prova de domingo levará em conta a segunda volta mais rápida de cada piloto. As corridas da Fórmula Renault Alps têm 25 minutos e mais uma volta de duração. Além da cronometragem em tempo real, o site oficial do evento - www.grandprixdepau.com - promete exibir todas as provas ao vivo em parceria com a Motors TV.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!