Destaque da temporada 2011 na Fórmula Futuro - onde se tornou o mais jovem vencedor de uma corrida de automóveis no Brasil, aos 15 anos de idade - o paulista Victor Franzoni viajou direto da última etapa disputada, no domingo passado (25) em Curitiba, para a Itália, onde teve seu primeiro contato com um carro de Fórmula Renault.
Já de olho em seu próximo passo no automobilismo, Franzoni testou um dos carros da tradicional equipe Cram - que, entre outros nomes, revelou Felipe Massa na Fórmula Renault Italiana no final dos anos 90 - no circuito de Franciacorta, na Itália.
O piloto brasileiro participou de três das quatro sessões realizadas nesta terça-feira e foi um décimo de segundo mais rápido que o tempo de referência que a equipe tinha para o circuito. Foi a primeira experiência de Franzoni com um carro da categoria, que se difere do Fórmula Futuro principalmente por ter um motor cerca de 100 cavalos mais potente.
"Gostei muito do Fórmula Renault e, mesmo bastante cansado pela viagem, consegui me adaptar rapidamente a ele. Fiz um primeiro treino muito bom, uma segunda sessão já não tão boa e, na terceira, aproveitei para descansar. Voltei no quarto treino do dia e consegui baixar a marca que a equipe tinha de referência", comentou Victor Franzoni.
Destaque da rodada de Curitiba, onde venceu pela segunda vez no ano e completou o final de semana com um terceiro lugar, Franzoni fica na Europa por mais uma semana. Da Itália, ele viaja para Barcelona, na Espanha, onde vai acompanhar a rodada final do Campeonato Europeu de Fórmula Renault entre os dias 8 e 9 de outubro.
Na segunda-feira após a decisão (10), ainda em Barcelona, Franzoni participa do treino promovido pela categoria para pilotos estreantes - que visam o ingresso na competição em 2012.
Depois dos treinos, Victor volta ao Brasil para a rodada decisiva da Fórmula Futuro nos dias 29 e 30 de outubro em Nova Santa Rita (RS), no autódromo do Velopark.