Com apenas 16 anos e muita garra e adrenalina correndo soltas em suas veias, o piloto mineiro Guilherme Silva (Western Digital | Elemídia) mostrou neste final de semana que, realmente, é o nome do momento nas categorias de fórmula no Brasil.
Líder absoluto do Sul-Americano de F-3, o piloto de Belo Horizonte aceitou o desafio de participar também do Campeonato Brasileiro de Fórmula Futuro e, para a surpresa de muitos, já saiu da etapa inaugural liderando a competição, empatado em pontos com outro concorrente.
Neste final de semana, dias 10, 11 e 12, o Autódromo Nelson Piquet, em Brasília (DF), recebeu as atividades da segunda rodada da competição nacional, com as provas válidas pela terceira e quarta etapas do campeonato.
Com a limitação de treinos imposta pelo regulamento da categoria, Silva não pode fazer testes no traçado e, sendo assim, chegou na sexta-feira para o primeiro treino livre sem saber qual o acerto usaria em seu carro. Foram cinco sessões livres onde o mineiro conseguiu encontrar um bom acerto para seu fórmula. Com o apoio técnico de Eduardo Bassani, experiente engenheiro que cuidou do carro de Guilherme no final de semana, o piloto conseguiu se destacar e, na tomada de tempos, registrou a pole-position com o tempo de 2m04s210, sendo quase meio segundo mais veloz que o segundo colocado.
A primeira prova foi realizada no final da tarde de sábado. Depois de perder um pouco de tempo na largada Silva conseguiu se recuperar ainda na primeira volta. Daí por diante, com muita tranquilidade e um estilo de pilotagem arrojado, o mineiro abria quase um segundo de vantagem por volta. Com seis voltas completadas ele já tinha mais de cinco segundos de frente para o segundo colocado e, daí por diante, passou a administrar a diferença. Mesmo assim, Silva não diminuiu muito seu ritmo e, ao final das 13 voltas ele recebeu a bandeirada de sua primeira vitória com mais de 10 segundos de vantagem para Jonathan Louis, o segundo colocado. Felipe Donato cruzou a linha de chegada na terceira posição.
Neste domingo, então, foi realizada a quarta etapa da temporada. Por força do regulamento o grid de largada da segunda prova do final de semana é formado pela inversão dos oito primeiros colocados da corrida de sábado. Desta forma, o representante da Western Digital | Elemídia partiu da oitava posição. Com a determinação peculiar aos grandes campeões, Guilherme logo partiu para cima dos concorrentes e, com grandes ultrapassagens, precisou de apenas três voltas para chegar ao segundo lugar, logo atrás do carioca Luir Miranda.
Deste momento em diante as 10 voltas que se passaram até o final da corrida foram de muita pressão de Silva sobre Miranda. Com carros que pareciam ter rendimentos idênticos, os dois conseguiram abrir confortável vantagem para o terceiro colocado e, assim, fizeram uma corrida à parte. Sem condições de tentar o bote, Silva tentou induzir seu concorrente a um erro, mas isto não aconteceu. Desta forma Miranda acabou vencendo, com Silva em segundo e Johilton Pavlak em terceiro.
“Estou muito feliz com nosso resultado no final de semana. Consegui a minha primeira vitória no sábado, tive um carro competitivo e a soma de pequenos detalhes me fez sair daqui com 11 pontos de vantagem na liderança do campeonato. Estive nos quatro pódios possíveis até hoje, o que com certeza me ajudou a construir esta vantagem. Na corrida de hoje (domingo) meu carro estava muito bem na parte mista, mas, nas retas, o Luir conseguia recuperar o que eu buscava no miolo. Por isso, não consegui em nenhum momento a aproximação ideal para ultrapassá-lo. Foi um final de semana muito bom e, agora, é manter o foco para a corrida de Londrina e partir com tudo para mais vitórias”, comentou o piloto de 16 anos.
Após quatro corridas Guilherme Silva é líder isolado do Brasileiro de Fórmula Futuro, com 56 pontos. Luir Miranda ocupa a vice-liderança com 45. Jonathan Louis é o terceiro com 36, Victor Franzoni o quarto, com 29, Guilherme Salas o quinto, com 26 e Felipe Donato o sexto, com 20 pontos conquistados. A terceira rodada do Campeonato está marcada para os dias 16 e 17 de julho, no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina (PR).