publicidade
21/09/2005 11:49

Mundial de Kart: aproxima-se o maior momento da temporada

Fonte: CIK / Divulgação


O Campeonato Mundial de Kart é, indubitavelmente, o momento “top” de cada temporada do esporte no mundo. É uma boa indicação da intenção da FIA de promover jovens pilotos e o kartismo e traze-los ao topo da hierarquia do esporte motor. Junto com a Fórmula 1, Rallye e Carros de Turismo, o kart é uma das quatro modalidades que tem seu Campeonato Mundial organizado pela FIA.

 

Neste ano, como em 2000, Portugal e o Circuito Internacional de Braga terão o privilégio de sediar o Campeonato Mundial, que iniciará na próxima sexta-feira (23). Este será o penúltimo Campeonato Mundial da era 100cc antes do evento de 2007, que já terá a nova geração de karts equipados com os motores “longa vida” de 125cc.

 

Há cinco anos atrás, o italiano Davide Foré venceu o Mundial, deixando para trás o francês Franck Perera e o finlandês Heikki Kovalainen. Enquanto que os dois competem agora com monopostos (F3 e GP2), Foré permanece no kart e é novamente um dos grandes favoritos ao título, conquistado também em 2004.

 

Na verdade, existem muitos pilotos com enorme potencial de vencedores neste Mundial de Braga. O italiano Marco Ardigo, Campeão Europeu e Italiano de 2005, o francês Arnaud Kozlisnki, duas vezes Vice-Campeão Mundial (2003 e 2004), além de Oliver Oakes (GBR), Jonathan Thonon (BEL), Jon Lancaster (GBR), Henk

Waldschmidt (HOL), Armand Convers (FRA), Davide Gaggianesi (ITA)

e Sauro Cesetti (ITA).

 

Um total de 81 pilotos, representando 18 países, estará em Braga brigando pelo título mundial, a maior glória a que um kartista pode aspirar.

 

Brasileiros também participam: O Brasil estará representado por sete pilotos. Sérgio Jimenez, o mais experiente deles e pole em Braga em 2000, Clemente Faria Jr., Mário Romancini, Rafael Suzuki, Pedro Nunes, Claudio Cantelli Jr. e Gabriel Dias defenderão nossas cores em Braga.

 

O paranaense Claudio Cantelli Jr., em seu segundo mundial, competirá pela PCR, utilizando chassi e motor PCR e pneus Bridgestone. Outro paranaense, Gabriel Dias, fará parte da italiana MGM, com chassi Birel, motor Parilla e pneus Bridgestone e terá como companheiros de equipe os paulistas Sérgio Jimenez e Mário Romancini.

 

Já o mineiro Clemente Faria Jr. e os paulistas Rafael Suzuki e Pedro Nunes competirão pela holandesa PDB Racing, que utiliza chassi Gillard, motores Parilla e pneus Bridgestone.
  • Não há comentários cadastrados até o momento!