Não foi o resultado esperado, mas o brasileiro Caio Collet (Matrix Energy Trading) considerou positivo o saldo de todo aprendizado na disputa de seu segundo Mundial CIK-FIA. O piloto da Birel ART Racing, que em 2015 foi o terceiro colocado e tirou o Brasil de um jejum de 17 anos sem pódios na competição, enfrentou alguns imprevistos no último final de semana no Bahrein e acabou fora da disputa final.
Competindo contra 91 kartistas na categoria Júnior, Collet teve dificuldades já no classificatório na pista de 1.415 metros. O brasileiro ficou preso no tráfego e não pode virar uma volta rápida. 'Mesmo com estes problemas, consegui um ritmo bom e fiz boas corridas, mas largando no meio do pelotão fica bem mais complicado. Além disso, das cinco baterias, em duas acabei punido em dez segundos, porque o bico do meu kart entrou para dentro', contou o piloto de apenas 14 anos.
Na Pré-Final, Caio fez uma boa prova de recuperação, chegando em nono, mas acabou punido por passar um piloto em bandeira amarela e ficou fora da Final. 'Uma pena não ter conseguido o nosso objetivo de voltar a brigar pelo pódio. Enfrentamos alguns imprevistos, mas no geral foi mais um campeonato de muito aprendizado e experiências novas para mim. Tivemos uma temporada de muito trabalho, esforço e estou feliz com o que atingimos. Gostaria de agradecer a todos da equipe Birel ART Racing, à Matrix Energy Trading e a todos que me apoiaram nesta temporada. Agora é descansar um pouco e já começar a se preparar para 2017', completou o piloto.
Em sua primeira temporada completa no kartismo europeu, Collet conquistou bons resultados. No Europeu, subiu duas vezes ao pódio, com dois segundos lugares em Zuera (ESP) e Portimão (POR). Pelo WSK Super Master Series o brasileiro venceu a etapa de Adria (ITA). No Brasil, onde já coleciona vários títulos na carreira, o piloto também foi Campeão Brasileiro Rotax 2016 na categoria Júnior Max.
O título do Mundial de Kart na categoria Júnior ficou com o francês Victor Martins.