publicidade
06/11/2020 15:47

Campeonato Mundial começa com pole position do brasileiro Matheus Morgatto na OK em Portugal

Fonte: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Cobertura do Mundial 2023
Foto: LRN Photo

Matheus Morgatto comemora a pole no Mundial


Depois de uma quinta-feira reservada para treinos livres, sem cronometragem, o Campeonato Mundial CIK/FIA começou para valer hoje no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portugal. E, diga-se de passagem, começou muito bem para o kartismo brasileiro.

Integrando a OK, a principal categoria do Mundial, o paulista Matheus Morgatto cravou a pole position em um grid composto por 74 pilotos, dentre eles outros quatro brasileiros. Os pilotos foram divididos em quatro grupos e, nos treinos, Morgatto foi 3º e 7º em seu grupo.

Depois, na tomada de tempos – com pista molhada, assim como nos treinos –, ele cravou a melhor volta em seu grupo (1:11.444), o primeiro a ir à pista, o que significou esperar que os 55 pilotos dos outros três grupos não baixassem seu tempo. Mas, apesar do nervosismo natural, apenas o britânico Morgan Porter, também do primeiro grupo, ameaçou Morgatto, com 1:11.472.

“Estou super feliz por ter conquistado a pole position em um Mundial”, disse Matheus Morgatto ao Portal Kart Motor. “Eu estava muito confiante para essa semana. Então começou a chover e, como eu gosto de andar na chuva, essa confiança aumentou. É uma emoção muito grande ser o primeiro colocado em um grid tão grande e tão qualificado como esse. Vamos lá, quero colocar a bandeira do Brasil no topo do pódio”, completou o piloto, primeiro brasileiro pole position na categoria mais importante em um Mundial depois de Ruben Carrapatoso em 2003 (Sarno, Itália) e Sérgio Jimenez em 2000 (Braga, Portugal).

Bruno Bertoncello, que fazia sua estreia em Mundiais e havia competido na Europa apenas uma semana antes, no Open, foi o segundo melhor brasileiro, marcando o 37º tempo, enquanto Rafael Câmara, que carregava favoritismo para ficar pelo menos entre os 10 primeiros colocados, foi o 45º colocado. Olin Galli, que teve quebrada a corrente de seu kart, deu apenas uma volta na sessão classificatória e foi o 55º, enquanto Ricardinho Gracia terminou em 63º.

Na OK Junior, que também tem cinco representantes do kartismo brasileiro, Matheus Ferreira foi o 37º, Emmo Fittipaldi o 48º. Estreantes em Mundiais, Gabriel Gomez foi o 68º e os irmãos belgas Aurelia e Ethan Nobels, que residem e competem no Brasil, foram 82º e 85º, respectivamente.

Neste sábado (7) serão disputadas as primeiras provas classificatórias em Portugal e você pode acompanhar as imagens ao vivo e também a cronometragem acessando o site da FIA Karting.

Cobertura do Mundial 2023
  • Não há comentários cadastrados até o momento!