Na última segunda-feira (2) foram abertas as inscrições para
o Campeonato Mundial CIK/FIA. A mais importante competição do kartismo no
planeta será realizada pela primeira vez no Brasil entre os dias 29 de outubro
e 1º de novembro no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP).
Para ajudar os competidores no esclarecimento das licenças e
procedimentos de inscrição, a Comissão Nacional de Kart preparou um informativo
para orientar pilotos, pais e equipes.
Diferente das provas da modalidade no país, que reúnem muitas
categorias, o Campeonato Mundial recebe apenas as classes OK Junior e OK. O
Campeonato é regido pelo Regulamento Internacional de Kart e pelo regulamento
particular da competição, ambos disponíveis no site da CIK/FIA.
Uma dúvida recorrente nos kartódromos brasileiros é relativa
ao peso mínimo para as categorias do Mundial. Assim, conforme o Regulamento
Internacional, o peso mínimo do conjunto piloto/kart da categoria OK Junior é
de 140 kg e da OK é de 145 kg.
Para a participação no Campeonato Mundial CIK/FIA no Brasil
existem cinco classes de pilotos que podem solicitar sua filiação. As classes
são a C-Junior, C-Restricted, C-Senior, B e A.
Classe C-Junior: Exclusivo para a OK Junior. Destinada para
pilotos com idade entre os 12 anos (completando 12 anos no ano corrente) e 14
anos (completando 14 anos no ano corrente).
Classe C-Restricted: Exclusiva para a categoria OK.
Destinada para pilotos com idade entre 14 anos (completando 14 anos no ano
corrente) e 15 anos (completando 15 anos no ano corrente).
Classe C-Senior: Exclusiva para a categoria OK. Para pilotos
que no mínimo completam o seu 15º aniversário durante o ano corrente no qual a
Licença é emitida.
Classe B: Exclusiva para a categoria OK. Para se qualificar
ao upgrade de uma licença de grau C para uma licença de grau B, um piloto deve
no mínimo completar o seu 15º aniversário durante o ano corrente em que a
Licença é emitida. Além disso, o competidor deverá ter sido classificado entre
os 10 primeiros lugares em pelo menos 3 competições nacionais e/ou
internacionais durante os 24 meses anteriores à sua candidatura.
Classe A: Exclusiva para a categoria OK. Para se qualificar
para subir de grade de uma Licença de grau B para uma Licença de grau A, o
piloto deve no mínimo completar o seu 15º aniversário durante o ano corrente em
que a Licença é emitida. Além disso, o competidor deverá ter obtido os
seguintes resultados em campeonatos ou competições durante os 24 meses
anteriores à sua candidatura:
1) Ter sido classificado entre os primeiros 33% dos
participantes de um Campeonato de Kart da FIA, Troféu ou Copa disputados em uma
única competição; 2) Ou ter marcado pontos na classificação final de um
Campeonato de Karting da FIA, Troféu ou a Copa disputados em mais de uma
competição; 3) Ou ter sido classificado entre os primeiros 33% dos
participantes na classificação de 3 Competições Internacionais, sujeito a estes
resultados terem sido obtidos com uma licença internacional de Grade B.
A licença de concorrente internacional é obrigatória para
participação no Campeonato Mundial de Kart. O concorrente é na verdade o
responsável pelo piloto na competição. O concorrente pode ser uma pessoa
jurídica (equipe / fabricante / outras) ou uma pessoa física (o responsável
pelo piloto). A licença de concorrente não pode ser emitida para pessoas
menores de idade e não têm plena capacidade legal. No caso de pilotos maiores
de idade, o piloto pode ser seu próprio concorrente, desde que seja portador de
ambas as licenças internacionais (concorrente e piloto).
Todas as federações estaduais no Brasil estão aptas para a
emissão das licenças internacionais de piloto e de competidor. O valor cobrado
por cada uma dessas licenças é de R$ 3.400,00. Cabe salientar que os pilotos
têm obrigatoriamente que portar uma licença nacional válida para terem direito
a solicitar uma Licença Internacional. Outro fator importante de ser destacado
é que o portador de uma licença de concorrente poderá ser o responsável por
mais de um piloto.
As inscrições do Campeonato Mundial estarão abertas até o
dia 23 de setembro, exclusivamente no site. Nesse período é
possível que pilotos encaminhem sua inscrição para o evento ao custo de € 760.
Entre 24 e 30 de setembro estará disponível o segundo lote de inscrições que
serão exclusivamente feitas no mesmo endereço eletrônico ao valor de € 1.140.
O combustível do Mundial será da marca Panta (tipo RON 102
Kart), importado diretamente da Europa para a competição. Será necessário que o
pedido e o pagamento sejam feitos no momento da inscrição, uma vez que não será
possível comprar na pista durante o campeonato. O combustível será entregue em
tambores com 25 litros, como é usual no Mundial CIK/FIA, ao preço de € 3,76 por
litro. Assim, no momento da inscrição, o piloto deverá informar, e pagar, a
quantidade de tambores que irá adquirir.