publicidade
23/11/2016 16:39

Gianluca Petecof levou o Brasil de volta à elite do kart mundial após liderar e terminar no pódio no Bahrein

Fonte: RF1


Cobertura do Mundial 2023
Foto: Divulgação

Gianluca Petecof


O paulista Gianluca Petecof, integrante da Academia de Pilotos Shell Racing, esteve bastante perto de ser campeão mundial após liderar a decisão da categoria Júnior no Mundial de Kart, que aconteceu no último sábado em Sakhir, no Bahrein.

Com desempenho impressionante desde as classificatórias, quando venceu prova e largou na frente em meio a mais de 90 pilotos inscritos, o piloto brasileiro terminou a prova de 18 voltas na quinta posição. Gianluca esteve perto de quebrar o tabu que permanece desde 1998, ano da última vez em que um brasileiro venceu a competição com Ruben Carrapatoso – que derrotou na ocasião o jovem Fernando Alonso.

'Foi um final de semana especial em minha carreira. É uma conquista que certamente será um marco para mim, pois um ‘top 51’ no Mundial é algo muito valorizado no meio automobilístico, pois esta é uma das competições mais acirradas do mundo do esporte a motor. Ganhei corridas, liderei a final e estive bem perto do pódio, até sofrer um toque e perder duas posições, mas o importante foi conseguir um bom resultado para representar bem o automobilismo brasileiro e a Academia Shell Racing', diz Gianluca, que foi o melhor piloto brasileiro e também das Américas no Mundial deste ano.

Após largar em terceiro, Gianluca esteve sempre no pelotão da frente e chegou a subir de sexto para o primeiro lugar em poucas voltas com várias ultrapassagens difíceis no circuito que fica ao lado do autódromo utilizado pela Fórmula 1. A categoria em que o piloto da Academia Shell Racing competiu teve 92 pilotos inscritos, incluindo mais um brasileiro, Caio Collet, que no ano passado subiu no pódio, mas neste ano não conseguiu classificação para final.

Na semana passada, na véspera do GP do Brasil de Fórmula 1, Gianluca reencontrou Sebastian Vettel, piloto da Scuderia Ferrari, que passou várias dicas para o jovem talento brasileiro seguir superando desafios em sua carreira.

Em 2015, Gianluca entrou para a Academia Shell Racing, uma iniciativa inédita no Brasil patrocinada pela Raízen para garantir apoio aos jovens talentos do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor. Também em 2015, Gianluca entrou para a história do kartismo brasileiro como o piloto mais jovem do país a participar do Mundial de Kart, que foi realizado na Itália.

Cobertura do Mundial 2023
  • Não há comentários cadastrados até o momento!