O kartismo brasileiro continua sendo muito bem representando no Campeonato Mundial, que neste sábado (30), na Espanha, teve a disputa de várias provas classificatórias para definir os 36 pilotos que disputam a Final nas duas categorias, OK Junior e OK, neste domingo.
Foram três vitórias brasileiras e diversos ótimos resultados, que, até o momento, permitem projetar ao menos dois “brazucas” na Final das duas categorias.
Na OK, que neste domingo ainda terá duas provas classificatórias antes da Final, Rafael Câmara, Olin Galli e Matheus Morgatto já encerraram a participação nesta fase depois de disputarem suas quatro corridas. Gabriel Gomez, que ainda disputará uma “heat” amanhã, é quem teve os melhores resultados até aqui: um terceiro, uma vitória e um segundo, pela ordem. O catarinense, assim, tem apenas 5 pontos perdidos.
Rafael Câmara, que também venceu hoje no Campillos Kart Center, soma 12 pontos perdidos após terminar uma corrida em 2º, uma em 1º e outras duas em quinto. Matheus Morgatto, pole no Mundial de Portugal em 2020, soma 44 após um 8º, um 9º um 12º e um 15º.
Olin Galli, um dos maiores vencedores da história do kartismo brasileiro, é quem está em uma situação mais difícil, pois abandonou uma corrida e só ali perdeu 29 pontos. Com um 7º, um 11º e um 14º, ele soma 61.
Já na OK Junior, dos nossos seis representantes, dois estão em uma situação relativamente mais confortável. Matheus Ferreira, que abandonou a primeira classificatória, se recuperou bem nas três seguintes, vencendo uma delas e terminando em quarto as outras duas. Ele, porém, soma 43 pontos perdidos, 34 deles por conta do abandono.
Miguel Costa, mesmo não tendo vencido nenhuma prova, é quem está melhor posicionado entre os brasileiros da OK Junior, com 37 pontos perdidos após ter terminado as quatro classificatórias que disputou até aqui em 16º, 7º, 3º e 11º, pela ordem.
Gabriel Moura, que pela primeira vez compete na Europa – sua estreia foi na semana passada no Open do Mundial –, surpreendeu com um belo 5º lugar em uma das classificatórias. Suas chances de ir à Final, porém, são menores que as de Ferreira e Costa, uma vez que ele soma 67 pontos após um 25º, um 13º, um 5º e um 24º
Ethan Nobels, Heitor Dall´Agnol e Mateus Callejas – que também está fazendo sua estreia na Europa – estão praticamente fora da Final, já que cada um deles soma mais de 100 pontos perdidos.
Neste domingo a OK Junior terá uma quinta classificatória para todos os pilotos - serão três no total -, já que a categoria tem 101 inscritos, o que fez com que ela fosse dividida em seis grupos – cinco provas para cada piloto. A OK, com 74 participantes, tem cinco grupos e quatro corridas classificatórias para cada concorrente.
Assista aqui mesmo no Portal Kart Motor o último dia de competições no Mundial, a partir das 5h40 (horário de Brasília).
Veja
os resultados os brasileiros nas classificatórias deste sábado no
Mundial da Espanha:
OK JUNIOR
Matheus Ferreira (D)
BxD
– DNF
DxE – 1º
AxD – 4º
DxF – 4º
Miguel
Costa (C)
CxF – 16º
BxC – 7º
CxE – 3º
AxC
– 11º
Gabriel
Moura (B)
BxD – 25º
BxC – 13º
BxF – 5º
BxE
– 24º
Ethan
Nobels (D)
BxD – 29º
DxE – 31º
AxD – DNF
DxF
– 23º
Heitor
Dall´Agnol (E)
AxE – 22º
DxE – 33º
CxE –
22º
BxE – 26º
Mateus
Callejas (D)
BxD – 30º
DxE – DNF
AXD – DNS
DxF
– DNS
OK
Gabriel
Gomez (A)
AxE – 3º
AxB – 1º
AxC – 2º
Rafael
Câmara (E)
CxE – 2º
AxE – 1º
DxE – 5º
BxE
– 5º
Olin
Galli (E)
CxE – 7º
AxE – 11º
DxE – DNF
BxE
– 14º
Matheus
Morgatto (E)
CxE – 8º
AxE – 9º
DxE – 12º
BxE
– 15º