O brasileiro Rafael Câmara, piloto da Oak Racing Team (ORT) brilhou na primeira volta da Final do Campeonato Mundial neste domingo (31) na Espanha. Mas um pneu furado estragou os planos do piloto pernambucano.
Câmara saltou de quarto no grid para a vice-liderança no início e logo tratou de atacar Ugo Ugochukwu, que liderava. Na penúltima curva do traçado de Campillos, ele surpreendeu o americano e assumiu a ponta em grande manobra.
A margem para o segundo colocado era superior a 1.1s na segunda volta e a corrida se desenhava em favor do piloto ORT com uma dura batalha pelo segundo lugar envolvendo três competidores.
Até que o kart #2 começou a perder rendimento. Em meia volta, Tuuka Taponen tirou meio segundo. Então foi impossível defender a liderança e daí em diante o pernambucano virou presa fácil e foi perdendo terreno.
E, por fim, na 9ª volta ele recolheu para o box da equipe Kart Republic com o pneu furado.
Foi um desfecho amargo para o piloto que dominou a cena do kartismo mundial no primeiro semestre. Vice-campeão mundial em 2019, Rafa Câmara ganhou três dos cinco campeonatos disputados neste ano.
Os planos para o restante da temporada do competidor de 16 anos de idade incluem novos testes em monopostos na sequência do trabalho de transição para os carros de fórmula.
“Muito triste pelo furo no pneu que me tirou da prova. São coisas que acontecem no esporte a motor e hoje, infelizmente, aconteceu comigo enquanto eu liderava a final do Mundial. Isso obviamente não apaga o bom trabalho que fizemos ao longo da temporada. Fomos competitivos o ano inteiro e voltaremos mais fortes. A temporada foi positiva e a tristeza de abandonar hoje servirá de motivação no futuro”, disse Rafael Câmara.